Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Palmeiras enfrenta o Al Ahly e luta para evitar vexame no Mundial de Clubes

Após derrota na semifinal contra o Tigres, o Palmeiras vai para a disputa do terceiro lugar sob pressão

Na partida do último domingo (7), o Palmeiras perdeu para o Tigres, do México, por 1 a 0Na partida do último domingo (7), o Palmeiras perdeu para o Tigres, do México, por 1 a 0 - Foto: César Greco/Palmeiras

O Palmeiras, principal decepção do Mundial de Clubes da Fifa depois de perder para o Tigres do México nas semifinais, tentará salvar a honra na partida contra o Al Ahly que vai valer a terceira colocação nesta quinta-feira, às 12h (horário de Brasília), em Doha. 

O duelo entre brasileiros e egípcios vai abrir a jornada de jogos no último dia do torneio, antes da final entre Tigres e Bayern de Munique às 15h (horário de Brasília). 

Esta será a quinta vez sem a presença de um clube sul-americano na final do Mundial de Clubes e o Palmeiras enfrenta o desafio de não registrar o pior desempenho de um time da área da Conmebol na história desta competição, já que nas quatro em que o representante sul-americano perdeu nas semifinais teve ao menos o pequeno consolo de ficar com o terceiro lugar.

Foi o que aconteceu antes com dois times brasileiros: o Inter de Porto Alegre (2010) e o Atlético Mineiro (2013), assim como com o Atlético Nacional colombiano (2016) e o River Plate argentino (2018). 

De qualquer forma, a primeira participação do Palmeiras terá sido decepcionante neste torneio, poucos dias depois da euforia desencadeada pelo seu segundo título da Copa Libertadores, em 30 de janeiro, quando derrotou o Santos, no Maracanã. 

"Realmente fizemos e conquistamos algo muito importante para a história do clube, a Libertadores. Mas não entramos em campo apoiados nisso. Tentamos dar o melhor", disse o meia ofensivo do Palmeiras, Gustavo Scarpa, após a derrota por 1 a 0 para o Tigres nas semifinais. 

Al Ahly e o exemplo de 2006 

O técnico Abel Ferreira explicou na preparação do duelo pelo terceiro lugar que haverá algumas alterações na equipe devido ao elevado número de jogos que tem emendado. 

O adversário do alviverde paulista na despedida do Mundial será o Al Ahly, clube emblemático do futebol egípcio e atual campeão da África. 

Entra em campo com um dia de descanso a menos, já que enquanto o Palmeiras disputou a semifinal no domingo, o Al Ahly jogou na segunda-feira, perdendo no caso por 2 a 0 para o Bayern de Munique, representante europeu.

Para o Palmeiras, o de quinta-feira será seu segundo jogo neste torneio no Catar, enquanto o Al Ahly fará sua terceira partida em uma semana no emirado, já que iniciou a competição na quinta-feira passada, batendo o anfitrião Al Duhail por 1 a 0 nas quartas de final. 

Se vencer o Palmeiras, o Al Ahly igualará o melhor resultado que obteve nas cinco participações anteriores no torneio, a terceira posição conquistada no Japão em 2006, quando derrotou o América do México na partida que valia a medalha de bronze. 

"É um duelo difícil (...) mas temos apenas um objetivo, vencer o Palmeiras para ser o terceiro", disse o goleiro Mohammed El Shenawy em entrevista coletiva. Sua equipe terá dois desfalques importantes para esta partida: Hussien El-Shahat e Mahmoud Kahrab.

Como assinar o DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.    

Veja também

Ancelotti afirma que é 'inadequado' especular sobre a saúde mental de Mbappé: "Eu o vejo contente"
FUTEBOL

Ancelotti afirma que é 'inadequado' especular sobre a saúde mental de Mbappé: "Eu o vejo contente"

Sport x Santos terá segurança de 823 policiais e monitoramento em tempo real, anuncia a PMPE
SEGURANÇA

Sport x Santos terá segurança de 823 policiais e monitoramento em tempo real, anuncia a PMPE

Newsletter