Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Palmeiras x Tigre: Verdão que ser 4º brasileiro a vencer o Mundial

Representantes do continente americano entram em campo às 15h deste domingo

Mundial de Clubes acontecerá entre 1º ao 11 de fevereiro, no QatarMundial de Clubes acontecerá entre 1º ao 11 de fevereiro, no Qatar - Foto: Giuseppe Cacace/AFP

O Palmeiras estreia na semifinal do Mundial de Clubes contra o mexicano Tigres neste domingo, às 15h (horário de Brasília) um dia antes da entrada em cena do todo poderoso Bayern de Munique, que vai enfrentar o egípcio Al-Ahly valendo a outra vaga na final. 

O alviverde, recém sagrado campeão da Libertadores ao vencer o Santos na final no Maracanã, sonha em conquistar seu primeiro título do torneio da Fifa e se juntar assim a Corinthians, São Paulo e Internacional. 

Sob o formato anterior e com a denominação de 'Copa Intercontinental', Santos, Grêmio e Flamengo também se declaram campeões do mundo, embora tenham vencido uma partida entre o campeão europeu e o da Libertadores. 

O Corinthians, em 2000, e o São Paulo, em 2005, conquistaram as duas únicas edições disputadas do chamado Campeonato Mundial de Clubes da Fifa. Assim, surgiu o atual Mundial de Clubes da Fifa, vencido em sua primeira edição pelo Internacional, após derrotar o Barcelona na final. 

Após esse título veio um jejum de cinco edições sem um time brasileiro campeão, até que o Corinthians voltou a levantar a taça em 2012, ao bater o Chelsea na decisão. 

Desde então, nenhum outro clube não europeu conquistou o título mundial, embora Grêmio e Flamengo tenham chegado à final em 2017 e 2019, respectivamente.

O Education City Stadium (Estádio da Cidade da Educação), em Al Rayyan, será o palco neste domingo do jogo entre duas equipes em busca do primeiro título mundial.

O Palmeiras perdeu a decisão da Copa Intercontinental de 1999 para o Manchester United e desta vez, quer que a história seja bem diferente. Mas antes terá que superar o primeiro obstáculo nesta semifinal. 

Do outro lado, o Tigres busca contra o alviverde, conquistar uma vaga na decisão do torneio internacional, façanha nunca alcançada por um representante da Concacaf. 

- Problemas no voo do Bayern -
Para o campeão da Uefa Champions League, as coisas não começaram da melhor forma no Mundial de Clubes. 

A delegação do Bayern de Munique ficou bloqueada durante sete horas no aeroporto de Berlim antes de decolar para o Catar. 

Após a vitória por 1 a 0 na Bundesliga, na sexta-feira, contra o Hertha Berlim, a equipe deveria decolar naquela mesma noite da capital alemã, para chegar a Doha seis horas e meia depois, em voo direto. 

Mas o voo atrasou e a aeronave não foi autorizada a decolar devido à proibição de voos entre a meia-noite e as 7 horas.

"Temos a impressão de que as autoridades competentes zombaram de nós. Os responsáveis não têm ideia do que fizeram à nossa equipe", protestou Karl-Heinz Rummenigge, dirigente do gigante da Baviera. 

Antes mesmo desse revés, jogadores e dirigentes sabiam que o que os espera no Catar, em meio a um calendário infernal, será "complicado". Mas nada que abale as ambições do time alemão.

Vencedor de cinco títulos em 2020 - Bundesliga, Copa da Alemanha, Champions, Supercopa da Alemanha e da Europa - o Bayern ainda não está satisfeito.

"Queremos conquistar esse sexto título, queremos fazer história", afirmou o técnico Hansi Flick.

Adversários do Bayern na segunda-feira nas semifinais, os egípcios do Al-Ahly derrotaram o Al-Duhail, equipe do Catar, por 1 a 0 nas quartas de final.

Esta é a sexta participação do Al-Ahly nesta competição que reúne os campeões das seis confederações da Fifa.

Programação das semifinais do Mundial de Clubes (horário de Brasília):

- Domingo: 

(15h00) Tigres (MEX) x Palmeiras (BRA)

- Segunda-feira: 

(15h00) Al-Ahly (EGY) x Bayern de Munique (ALE) 

- Quinta-feira:

(12h00) Decisão do terceiro lugar

(15h00) Final

Veja também

Newsletter