Série A

Palmeiras perde para o Atlético-MG em confronto direto pela liderança do Brasileiro

Com dois gols de Savarino, Galo bate Verdão e chega aos 37 pontos

Foto: Pedro Souza/ Atlético

Leia também

• CBF divulga protocolo para retorno de torcidas aos estádios de futebol

• Pior ataque da Série A, Sport tem apenas um jogador que marcou mais de um gol na competição

• Sport anuncia novo patrocinador para a sequência da Série A

 O Palmeiras perdeu do Atlético-MG por 2 a 0 na noite deste sábado (14), em confronto direto pela liderança do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe mineira se consolida domo líder da competição, com 37 pontos, enquanto a paulista, com 32, é a segunda colocada –e ainda pode ser ultrapassada pelo Fortaleza na rodada. É a nona vitória seguida do Atlético-MG no torneio.

A equipe de Abel Ferreira usou uma formação alternativa, poupando alguns titulares, como Dudu e Rony, para a decisão de terça-feira, contra o São Paulo, pelas quartas de final da Libertadores.

O primeiro tempo foi relativamente equilibrado, com leve vantagem para os anfitriões. Entretanto, aos 34 minutos, Patrick de Paula acertou Jair, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, reclamou muito da decisão do árbitro Bruno Arleu de Araújo, alegando que seu jogador havia escorregado antes de atingir o atleticano. Como resultado, também levou o segundo amarelo e foi expulso.

A partida então mudou, e os mineiros passaram a pressionar mais. Aos 42, Vargas chutou forte da entrada da área e obrigou Weverton a fazer boa defesa. Cinco minutos depois, no último lance da primeira etapa, Guilherme Arana cruzou da esquerda e o venezuelano Savarino completou de primeira para abrir o placar para o Atlético-MG. Substituto de Abel Ferreira no banco de reservas, seu auxiliar João Martins também foi expulso por reclamação ao fim da primeira etapa. O comando da equipe ficou então a cargo de Victor Castanheira.

O Palmeiras voltou para o segundo tempo com quatro substituições. Considerados titulares, Rony, Zé Rafael e Luan entraram na partida.

Mas a dinâmica do fim do primeiro tempo não mudou. Os mineiros continuaram pressionando e, aos 16, chegaram ao segundo gol com a mesma fórmula: cruzamento de Arana da esquerda e gol de Savarino, de novo desviando de primeira. Para piorar a situação do Palmeiras, o goleiro Weverton se lesionou no lance e teve de ser substituído por Jaílson.

O panorama continuou o mesmo até o fim da partida. O Atlético teve chances para aumentar sua vantagem, e o Palmeiras se limitou a defender-se.

A equipe de Abel Ferreira volta a campo na terça (17), às 21h30, quando recebe o São Paulo no jogo de volta das quartas de final da Libertadores. O Atlético-MG, por sua vez, recebe o River Plate, na quarta (18), pela mesma fase da mesma competição.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair (Borrero), Tchê Tchê e Nacho (Calebe); Savarino (Nathan), Eduardo Vargas (Keno) e Hulk (Eduardo Sasha). Técnico: Cuca.

PALMEIRAS: Weverton (Jailson); Gabriel Menino, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Piquerez; Danilo, Patrick de Paula e Gustavo Scarpa (Danilo Barbosa); Gabriel Verón (Zé Rafael), Wesley (Rony) e Willian (Luan). Técnico: Abel Ferreira.

ATLÉTICO-MG 2 X 0 PALMEIRAS
Motivo: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 14 de agosto de 2021, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA/RJ)
Assistentes: Rodrigo F. Henrique Correa (FIFA/RJ) e Thiago Henrique N. Correa Farinha (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (VAR-FIFA/RJ)
Cartão amarelo: Nacho Fernández (CAM); Patrick de Paula (PAL)
Cartão vermelho: Patrick de Paula (PAL)
Gols: Savarino, do Atlético-MG, aos 48 minutos do primeiro tempo e aos 16 minutos do segundo tempo.

Veja também

"Pelada dos Médicos" celebra longevidade
Futebol

"Pelada dos Médicos" celebra longevidade

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Newsletter