Logo Folha de Pernambuco

Paralimpíadas Escolares

Delegação pernambucana embarca para as Paralimpíadas Escolares 2024

Competição acontece entre 25 e 30 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo

Delegação pernambucana embarca para as Paralimpíadas Escolares 2024Delegação pernambucana embarca para as Paralimpíadas Escolares 2024 - Foto: Toni Oliveira/SEE

A delegação de Pernambuco embarcou, nesta última segunda-feira (25), para São Paulo, onde disputa a Fase Nacional das Paralimpíadas Escolares 2024. 

Composta por 117 integrantes, incluindo 73 paratletas de 11 a 17 anos, técnicos, atletas-guias e staff, a delegação participará do evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que reúne mais de 2 mil atletas de todo o país em 13 modalidades.

“As Paralimpíadas Escolares são uma grande oportunidade de transformação e superação. Vamos com um espírito vencedor e a certeza de que essa experiência trará aprendizado e inspiração para todos”, destacou o secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio.

Pernambuco terá representantes em oito modalidades: atletismo, badminton, bocha, natação, goalball, halterofilismo, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. 

Com uma delegação 25% maior que a de 2023, o Estado busca superar as 89 medalhas conquistadas na edição anterior, quando foi o melhor colocado entre os estados do Norte/Nordeste.

Uma das novidades é a estreia no halterofilismo, representado por Daniel da Silva, paratleta de Ipubi, no Sertão do Araripe, e estudante da Erem Genifa Felisbela Nobre. 

“Estou ansioso, mas preparado. Quero dar o meu melhor e, quem sabe, trazer uma medalha”, projetou.

O atletismo é a modalidade com mais representantes pernambucanos, reunindo 49 paratletas, refletindo também o maior número de inscritos na competição: 1.010 atletas.

As Paralimpíadas Escolares, realizadas desde 2009, são o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Grandes nomes do paradesporto, como Alan Fonteles, Verônica Hipólito e Petrúcio Ferreira, começaram suas carreiras na competição.

Em 2023, Pernambuco alcançou um desempenho histórico, conquistando 89 medalhas e o quinto lugar geral no quadro de medalhas, reafirmando sua força no paradesporto.
 

Veja também

Patrick Allan celebra bons números em 2024, mas mira crescimento em 2025
Futebol

Patrick Allan celebra bons números em 2024, mas mira crescimento em 2025

McGregor admite que errou após condenação por agressão sexual: 'Não posso voltar atrás'
MMA

McGregor admite que errou após condenação por agressão sexual: 'Não posso voltar atrás'

Newsletter