Logo Folha de Pernambuco

Transfobia

Paris condena ataques contra 'drag queen' que irá conduzir tocha olímpica

Prefeita de Paris, que enviou os comentários que poderiam constituir um delito à Promotoria, disse que a cidade apoiará Minima Gesté em suas eventuais ações judiciais

Minima Gesté foi anunciada como condutora da tocha olímpica na última quarta (1)Minima Gesté foi anunciada como condutora da tocha olímpica na última quarta (1) - Foto: Reprodução / X

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, condenou nesta sexta-feira (3) as "declarações homofóbicas e transfóbicas" contra a 'drag queen' Minima Gesté, uma das pessoas que irá carregar a tocha olímpica em sua passagem pela capital em 14 e 15 de julho.

O vídeo de apresentação de Minima Gesté "foi alvo de muitas declarações homofóbicas e transfóbicas que a cidade de Paris condena completamente", indicou Hidalgo em comunicado.

A prefeitura de Paris explicou que escolheu Minima Gesté como condutora "para ajudá-la a transmitir sua mensagem de amor, abertura e igualdade".

"Há dez anos, nunca teria sido possível que uma 'drag queen' carregasse a tocha olímpica", declara no vídeo a drag queen, que afirma carregar o "orgulho" de uma comunidade LGBTQIA+, e que tem a "visibilidade" como "um dos pilares da aceitação".

"Sim, estou orgulhosa e sim, Paris está orgulhosa de ter uma 'drag queen' carregando a tocha e, portanto, valores de paz e humanidade", destaca a prefeita franco-espanhola.

Hidalgo, que enviou os comentários que poderiam constituir um delito à Promotoria, disse que a cidade apoiará Minima Gesté em suas eventuais ações judiciais contra "esse assédio digital, especialmente difundido por meios da extrema direita".

A candidata às eleições europeias de junho pelo partido de extrema direita ¡Reconquista!, Marion Maréchal, qualificou a 'drag queen' como uma "pessoa vulgar e hiperssexualizada" e questionou se seria uma "boa maneira de representar a França" no mundo.

Veja também

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano
Futebol

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália
Tênis

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália

Newsletter