Partida de Roland Garros é interrompida por invasão
Uma ativista entrou em quadra e se amarrou a rede para alertar sobre o relatório da IPCC
A partida entre Casper Ruud/NOR (8º ranking ATP) e Marin Cilic/CRO (23º ranking ATP), válida pela semifinal de Roland Garros, foi interrompida no 3º set de jogo por uma invasão de quadra. A ativista Alizée, de 22 anos, se amarrou na rede com uma camisa escrito We have 1028 days left (Nós temos 1028 dias restantes). A paralisação durou 15 minutos e o jogo foi reiniciado. O número na blusa da ativista faz referência ao último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas).
Por que 1028 dias?
A data seria a de 27 de Março de 2025, daqui a 3 anos, tempo dito no último relatório da IPCC para que o planeta tenha alguma chance de evitar uma catástrofe ambiental que pode "determinar o futuro da humanidade" de acordo com a associação Dernière Renovation, da qual a ativista faz parte.
Leia também
• Zverev abandona por lesão e Nadal vai à final de Roland Garros
• Iga Swiatek chega a 34 vitórias seguidas e volta à final de Roland Garros
• Cilic derrota Rublev e vai às semifinais de Roland Garros
O documento diz que as emissões de gases poluentes como o CO2 (gás carbônico) precisam diminuir até 2025, para não haver efeitos irreversíveis no aquecimento global. É sugerido o abandono do uso de combustíveis fósseis para que se tenha um futuro viável.
Além das emissões de CO2, o relatório fala que até 2050 o uso de carvão precisa ser extinguido por completo e que o uso de petróleo e gás caiam por 60% e 70% respectivamente. Mas, tudo passa pela redução de CO2 até 2025.