Patrick Nonato e mais quatro deixarão o profissional para integrar o elenco sub-23
Segundo o executivo de futebol do Santa, Nei Pandolfo, mudanças foram efetivadas por conta de “inchaço” no elenco, que aguarda a chegada de reforços
Buscando reorganizar a casa para dar continuidade a Série C, cinco atletas deixarão o time profissional do Santa Cruz para integrar o elenco do sub-23, ainda em quarentena, por conta da pandemia do novo coronavírus. A decisão foi tomada pelo departamento de futebol do clube em comum acordo com a diretoria coral, como uma forma de “desafogar” o excesso de jogadores no grupo principal, visando a chegada de novas peças que devem compor o elenco comandado por Itamar Schulle.
Entre nomes que receberam oportunidades neste ano e outros que sequer chegaram a estrear no profissional com a camisa coral, estão o zagueiro Feliphe Gabriel, o volante Ítalo Henrique e os atacantes Felipe Almeida, Adriano Napão e Patrick Nonato. O executivo de futebol do Santa, Nei Pandolfo, justificou a saída dos atletas do profissional para os juniores da Cobra Coral.
“Estamos contratando alguns atletas, o elenco está um pouco inchado em termos de quantidade e nós vamos utilizar os atletas que estão chegando. Quanto a esses garotos mais jovens, vamos aguardar uma nova oportunidade”, disse.
Leia também
• Com reforço à vista, Santa mira calibrar pontaria para somar os primeiros três pontos na Série C
• Tempo disponível passa a ser adjetivo para ajustes no Santa Cruz
• Fabiano solicita rescisão de contrato com o Santa Cruz
Em algumas ocasiões, o técnico Itamar Schulle revelou conversas com a diretoria coral, em que enfatiza a necessidade de alguns jogadores serem emprestados - visando dar rodagem aos atletas - e também para viabilizar o desembarque de nomes com mais experiência na praça do José do Rego Maciel para o restante da temporada.
Sobre a possibilidade de empréstimo, Pandolfo respondeu: “Alguns empresários têm algumas opções e estão trabalhando essa possibilidade, mas ainda não temos nada concreto”.
Histórico de jogos
Os atacantes Patrick Nonato e Felipe Almeida, com 23 e 20 anos, respectivamente, foram integrados ao elenco profissional do Santa Cruz no início do ano junto a mais cinco companheiros - André, João Cardoso, Maycon Cleiton, Rokenedy e Felipe Simplício. Nonato vestiu a camisa coral pela primeira vez na estreia do Tricolor no Campeonato Pernambucano, contra o Petrolina, sendo autor de um dos três gols marcados pela equipe em cima da Fera Sertaneja. Ao todo, o atleta disputou 16 jogos e anotou dois gols pelo Santa.
Já Felipe Almeida, alçado no profissional depois de ser um dos destaques da Copinha, não recebeu a mesma oportunidade, atuou apenas 15 minutos em dois jogos pelo time tricolor - contra ABC e Freipaulistano. A multa rescisória do atacante gira na casa dos R$ 2 milhões. Adriano Napão, por outro lado, sequer entrou em campo. O centroavante de 20 anos subiu ao profissional após voltar de empréstimo junto ao sub-20 do Coritiba.
O zagueiro Feliphe Gabriel desembarcou no Arruda ainda na pré-temporada como reforço para a zaga. No entanto, em nove jogos disputados, o defensor foi improvisado na lateral-esquerda em três oportunidades - ante Petrolina, Retrô e Vitória da Tabocas - e ainda foi acionado uma vez para a posição na vaga de Fabiano, contra o Afogados. Enquanto o volante Ítalo Henrique integrado ao profissional no ano passado, disputou cinco jogos pela Cobra Coral neste ano e não marcou gol.