Pau Grande, onde nasceu o jogador de futebol Mané Garrincha, vira patrimônio imaterial
Lei foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada nesta segunda-feira no D.O
O bairro de Pau Grande, também conhecido como “Terra de Mané Garrincha”, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do estado. A Lei 10.040/23, de autoria do ex-deputado Renato Cozzolino, foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada na edição do Diário Oficial desta segunda-feira.
O bairro pertencente ao Vila Inhomirim, 6° distrito do município de Magé. O local ficou conhecido por ser a terra natal de Mané Garrincha, considerado um dos melhores jogadores da história do futebol brasileiro e mundial. O distrito se localiza aos pés da Serra dos Órgãos e possui uma cachoeira que deságua na Baía da Guanabara.
Leia também
• 40 anos sem Mané: relembre as histórias de Garrincha em Pernambuco
• Pelé lamenta morte de Elza Soares e cita Garrincha: 'Cantou até o fim'
• Quase 40 anos depois, Elza Soares morre no mesmo dia que Garrincha
Recentemente, Magé completou 458 anos. Na ocasião, foi anunciado um pacotão de obras para revitalizar áreas importantes da cidade. O principal investimento do governo do estado previsto é o recapeamento asfáltico de diversas vias do município, ao custo de R$ 51 milhões.
No fim de maio, também foi autorizada a construção do Centro Memorial Mané Garrincha para manter viva a história do craque e sua importância no futebol.
A primeira Estação Ferroviária do Brasil também deverá ser restaurada, e o ponto turístico vai ganhar um espaço de lazer.