Logo Folha de Pernambuco

Esportes

Pelé contou ter entrado nos EUA e no Vaticano sem passaporte

Em entrevista concedida em 1993, o Rei do Futebol disse que fotos autografas ajudaram a abrir portas

PeléPelé - Foto: Diogo Moreira/ GESP

O episódio em que Ronaldinho entrou no Paraguai usando um passaporte com informações falsas rememora outro caso envolvendo um craque brasileiro e seus documentos de identificação internacional, ainda que em contextos bem diferentes. Em 1993, numa entrevista à revista Playboy conduzida pelo jornalista Juca Kfouri, Pelé afirmou ter cerca de 20 passaportes com ele e que esse número poderia ser maior, porque outros acabaram se perdendo.

O Rei do Futebol disse também que no Brasil lhe pediam muito mais documentos do que fora do país. O jornalista ponderou que ele não poderia entrar sem passaporte nos Estados Unidos, e o ex-jogador respondeu: "Pois eu já entrei. Alguém para quem dei um autógrafo ficou com o meu passaporte, que às vezes uso como apoio para assinar no avião ou na fila de desembarque. Aí devo ter deixado o passaporte junto com o autógrafo, e o fato é que, quando me vi diante do policial, estava sem ele, no aeroporto de Nova York. Expliquei o que tinha acontecido. O fiscal me perguntou se eu tinha alguma foto minha para autografar para ele. Eu tinha, o cara deixou que eu passasse e ainda disse que tinha uma filha que me adorava e que esteve na clínica de futebol que a gente montou na Pelé Soccer Camp", afirmou.

Em seguida, relembrou outro episódio em que sua assinatura teria aberto portas, literalmente. "Até o papa eu vi sem documento algum, e a fiscalização para entrar no Vaticano é uma operação de guerra. Uma a uma as portas com células eletrônicas, vigiadas também por pastores alemães e polícia para chuchu, foram sendo abertas em troca de fotos autografadas. São tantos casos pelo mundo afora que nem dá para contar."

Veja também

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano
Futebol

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália
Tênis

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália

Newsletter