Logo Folha de Pernambuco

Sport

Pênalti não marcado para Sport tem divergências de opiniões e agita redes sociais

No último sábado, lance em que a bola bateu no braço de Rony gerou revolta nos rubro-negros com a anulação do pênalti

Jogadores do Sport ficaram inconformados com a anulação do pênaltiJogadores do Sport ficaram inconformados com a anulação do pênalti - Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife

A partida entre Sport e Palmeiras ainda segue dando o que falar. Depois do fim do jogo, os principais programas esportivos do país, além das redes socias, repercutiram a anulação do pênalti, após consulta ao VAR, em que a bola pega no braço do atacante Rony, do Alviverde. Especialistas em arbitragem, jornalistas e torcedores deram suas opiniões sobre o lance que gerou a revolta dos rubro-negros com o árbitro Dyorgines Padovani. O Leão, através do diretor de futebol Augusto Caldas, afirmou que a presença de Botafogo e Vasco na briga contra a queda fizeram as coisas acontecer de forma "estranha". Não é a primeira vez que ele reclama da arbitragem. Já havia mostrado insatisfação quando o árbitro de vídeo não foi usado contra Goiás e Grêmio, em possíveis pênaltis para o time da Praça da Bandeira.

“A partir do momento em que Vasco e Botafogo tiveram na zona de rebaixamento, tudo começou a acontecer de uma forma, no mínimo, estranha”, falou Caldas, em discurso que foi reforçado pelos rubro-negros nas redes sociais. Nos próximos dias, o Leão solicitará à CBF os áudios da cabine em que os profissionais que operaram o VAR estavam. 

O ex-comentarista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho, que pouco faz uso de sua conta no Twitter, resolveu usá-la para falar sobre o assunto. Na visão do ex-árbitro, o VAR e o juiz da partida erraram na decisão de não dar o pênalti para o Sport. "A regra é clara. Mas os critérios são malucos. Alguém pode me explicar por que não foi pênalti contra o Palmeiras. Inesperado? Nem vem com essa." A publicação de Arnaldo Cezar Coelho foi compartilhada por Thiago Neves, aprovando o comentário. "Pois é, Arnaldo. Também não sei e não é a primeira vez viu."

Na manhã deste domingo, o apresentador do SporTV, André Rizek, compartilhou um vídeo onde o chefe de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, explica a regra no que envolve mão na bola em lances parecidos com o de sábado, onde o objeto de jogo é chutado pelo próprio companheiro de equipe. "Mesmo em movimento antinatural, se o jogador não está bloqueando a bola, não está disputando a bola e um companheiro seu jogou de forma deliberada a bola que ia sair da área, isso não é mão. Não deve ser punido pelos árbitros como uma infração." Alguns concordaram com a tese, porém para outros, o atacante do Palmeiras abriu os braços de forma intencional, com o objetivo de dominar a bola e sair jogando no campo defensivo.

Para o apresentador Milton Neves, da Band, o "Sport foi operado em Recife. Vergonha!". Já Bolívia Zica, do Desimpedidos, colocou em cheque a arbitragem do futebol nacional. Na visão do personagem, "A regra de pênalti por bater a bola na mão/braço é, de longe, a que dá mais confusão. Mudam toda hora, vale intenção, não vale intenção, movimento antinatural, e cada árbitro aplica uma coisa. Parece um julgamento aleatório. Será que não dá pra ter o mínimo de padrão e coerência", questionou. 

Lembrando o pênalti marcado para o Bragantino contra o Botafogo, no Rio, em lance parecido com o de Rony, o Youtuber Felipe Neto reclamou dos critérios da comentarista Nadine Bastos, ao dar sua visão do lance durante a transmissão da partida. "Há quanto tempo falo de arbitragem? Há quanto tempo falo de Nadine Bastos. No primeiro lance (do Botafogo), o VAR recomendou a marcação do pênalti e Nadine concordou. No segundo, o VAR recomentou a anulação de pênalti e Nadine concordou. É totalmente inacreditável!!!!", desabafou. 

Veja também

Newsletter