Logo Folha de Pernambuco

Vôlei

Perguntas e respostas: a cronologia do caso Wallace, que teve suspensão ampliada para cinco anos

Jogador está suspendo por cinco anos pode determinação do Conselho de Ética do COB, após sugerir atirar no presidente Lula

Wallace é jogador do Sada Cruzeiro, Campeão BrasileiroWallace é jogador do Sada Cruzeiro, Campeão Brasileiro - Foto: Divulgação/Sada Cruzeiro

O jogador Wallace, campeão da superliga masculina pelo Sada/Cruzeiro, no domingo (30), está suspenso das quadras pelos próximos cinco anos. A punição foi aplicada pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (CECOB), após, segundo a entidade, ele descumprir uma determinação anterior (que o afastava das quadras por 90 dias).

A suspensão de Wallace terminaria nesta quarta-feira. Mas baseado em decisões de outros órgãos, que não foram reconhecidas pelo CECOB, o atleta entrou em quadra e jogou a final da superliga. Essa atitude, além dele, também ocasionou suspensão a Confederação Brasileira de Vôlei e ao seu presidente, Radamés Lattari.

Abaixo, perguntas e respostas para compreender o caso.

Qual foi a infração de Wallace?

No dia 31 de janeiro, o jogador fez uma enquete em sua rede social sugerindo tiros no presidente Lula. Ele apagou o post hora depois por causa da repercussão negativa.

O que fez o seu time?

O Sada/Cruzeiro, onde Wallace é capitão, suspendeu o jogador e ele passou a treinar em separado.

Qual foi a reação do governo?

O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para tomar as providências necessárias e alegou que “não vamos tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas”.

O que fez a AGU?

A AGU enviou notificações ao Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (CECOB) e ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Vôlei (STJDV) pedindo que o caso fosse investigado na esfera desportiva, solicitando ainda o banimento do atleta do esporte.

O que fez o CECOB?

Em decisão monocrática, publicada em 3 de fevereiro, o conselheiro do CECOB Ney Bello, que é desembargador federal, suspendeu Wallace preventivamente até que o caso fosse julgado.

O que fez o STJDV?

A procuradoria do STJDV arquivou o pedido sob a alegação de que não era a esfera adequada para julgar o caso. O entendimento do órgão é que o caso foi na esfera privada e não na desportiva, razão pela qual o caso deveria correr na Justiça comum.

Qual foi a punição de Wallace no CECOB?

Em decisão colegiada — com exceção da presidente Joanna Maranhão que se julgou impedida — o CECOB puniu Wallace com 90 dias de suspensão (a contar desde o seu primeiro afastamento), prazo que terminaria na quarta-feira, da 3 de maio. E o afastou também da seleção brasileira por um ano.

Qual a consequência da decisão?

Com o afastamento, Wallace ficaria e fora das semifinais da Superliga masculina e da final, marcada para o dia 30 de abril.

Wallace recorreu?

Wallace e seu clube recorreram da decisão no STJDV. De acordo com eles, a pena aplicada pelo CECOB só pode ser aplicada em competições do sistema COB e Comitê Olímpico Internacional. E por isso afastá-lo da superliga seria ilegal.

O que decidiu o STJDV?

Em decisão liminar, o presidente do STJDV acatou o pedido da defesa de Wallace e o liberou para jogar as semifinais.

Qual foi a reação do CECOB?

O órgão reforçou a punição ao jogador e disse que a decisão do STJDV era sem validade. E que por isso, caso Wallace entrasse em quadra, a CBV poderia sofrer severas punições.

O que fez a CBV?

A CBV disse estar diante de duas decisões conflitantes e que caso cumprisse uma estaria automaticamente deixando de cumprir a outra. A Confederação decidiu adiar a partida da semifinal em que Wallace jogaria e acionou o Centro de Mediação e Arbitragem (CBMA) para dirimir o conflito.

Qual foi a decisão do CBMA?

O árbitro que mediou o caso alegou que a questão deveria ser resolvida por uma Câmara Arbitral (composta por três árbitros), já que o assunto é complexo. Entretanto, ele liberou o jogador para atuar na semifinal. A decisão foi proferida pouco tempo antes da primeira partida da semifinal. Apesar de estar liberado, Wallace não foi relacionado por decisão do clube.

O CECOB reconheceu a decisão?

Não, o CECOB alegou que o CBMA não era a esfera arbitral reconhecida pelo COB.

Wallace jogou?

Sim, ele entrou algumas vezes na partida da final, no domingo. Foi dele, inclusive, o ponto final da partida, que deu o título ao Sada/Cruzeiro.

Qual foi a consequência?

O CECOB considerou que sua decisão foi descumprida e ampliou a punição ao jogador, que agora está suspenso por cinco anos, e não pode defender a seleção por igual período. Além disso, também suspendeu a CBV por seis meses do movimento olímpico, o que significa que ela não receberá apoio do COB e repasses de verbas federais. E solicitou ainda que o Banco do Brasil encerre o seu patrocínio a entidade. O presidente da CBV também foi suspenso por um ano.

Veja também

Botafogo tenta retomar vitórias para manter liderança do Brasileiro
FUTEBOL

Botafogo tenta retomar vitórias para manter liderança do Brasileiro

George Russell faz a pole position do GP de Las Vegas de F1
AUTOMOBILISMO

George Russell faz a pole position do GP de Las Vegas de F1

Newsletter