Pernambucana Joanna Maranhão é eleita para o Comitê de Ética do COB
Ela se tornou a primeira mulher e ex-atleta a ser escolhida para o colegiado
A Assembleia Geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB) elegeu na última terça-feira (12) os cinco integrantes do Conselho de Ética. E o destaque ficou por conta da escolha, para uma das vagas, de Joanna Maranhão, a primeira mulher e ex-atleta a compor o colegiado.
Joanna Maranhão é um dos três membros não independentes (que têm alguma relação com o comitê) do Conselho de Ética, junto com Sami Arap Sobrinho. Além disso, a entidade escolheu três membros independentes: Humberto Aparecido Panzetti, Ney de Barros Bello Filho e Guilherme Faria da Silva.
Leia também
• Medalhista paralímpica pernambucana quebra recorde das Américas de natação
• Troféu Brasil de Natação começa com recordes e índices para o Mundial
• Com recordes, atletas obtêm índice para Mundial de natação paralímpica
Em postagem em seu perfil no Twitter, a ex-atleta destacou o feito: “É preciso que mais mulheres e mais atletas ocupem e conquistem esses espaços com representatividade ativa e com conteúdo. Muito por fazer. Sigamos em frente!”.
É preciso que mais mulheres e mais atletas ocupem e conquistem esses espaços com representatividade ativa e com conteúdo. Muito por fazer. Sigamos em frente! https://t.co/WNKGkn2ITu
— Joanna Maranhão (@Jujuca1987) April 12, 2022
Além do Conselho de Ética, a Assembleia Geral do COB escolheu os seis membros do Conselho Fiscal: Bianca de Azevedo, Ângelo Moniz Freire Vivacqua e Sebastião Dantas Ramos. Os três suplentes serão Marcus de Carvalho Mussa Gaze, Guilherme de Oliveira Campos e Marcos José de Carvalho Neto.
O presidente do COB, Paulo Wanderley, celebrou a realização do pleito: “A eleição transcorreu em clima de tranquilidade, participação maciça das Confederações, representantes dos atletas e membros do COI. Espero que os novos membros, alguns reconduzidos ao cargo, continuem exercendo o trabalho que estavam fazendo, atuando com independência como órgãos fiscalizadores”.