Logo Folha de Pernambuco

Taekwondo

Pernambucanos disputarão 13ª Copa América de Taekwondo neste fim de semana

Inicialmente, 14 atletas de Pernambuco estavam previstos na competição

Atletas viajam nesta sexta-feira (8)Atletas viajam nesta sexta-feira (8) - Foto: Arthur de Souza/ Folha de Pernambuco

Após seis meses de preparações e obstáculos superados, a jornada de Letícia Teixeira e João Marcelo Santana na 13ª Copa América de Taekwondo se inicia neste sábado (9), em Arujá, São Paulo. Acompanhados pelo mestre Alexandre Santos, os atletas da Academia Disciplina viajaram na madrugada desta sexta-feira (8) com destino à capital paulista. 

Experiente, Mestre Alexandre Santos é praticante da arte marcial há 37 anos, com diversas competições nacionais e internacionais no currículo. Atualmente é organizador de projetos sociais ligados ao esporte nos bairros de Beberibe e Dois Unidos. Inicialmente, o planejamento era levar 14 atletas para a competição. Por falta de patrocínios, este número foi reduzido a apenas dois.  

"Éramos 14, o número foi caindo para oito, seis, quatro e, por fim, dois. É uma pena, tentamos ir em diversas empresas para conseguir patrocínio, fizemos rifas, mas infelizmente não aconteceu. Letícia e João conseguiram apenas a passagem, estamos nos virando com alimentação e hospedagem”, declarou Alexandre. 

Letícia Teixeira pratica o esporte há quase dez anos, é faixa preta 3° Dan, e já conquistou o vice-campeonato na Copa América de Taekwondo. Além disso, possui um tricampeonato brasileiro no currículo e tetra pernambucano. No mês de agosto, a atleta chegou a abrir um financiamento coletivo para arcar com os custos da viagem, ainda em aberto, mas até o momento arrecadou apenas 7% do valor previsto. 

“A ansiedade é grande, consegui um desempenho bom no passado onde passei por oito chaves e cheguei à semifinal, conquistando o vice. Espero superar essa marca neste ano. Há seis meses treino arduamente para esta competição, entre treinos técnicos e de força”, comentou a atleta pernambucana. 

Além de Letícia e João Marcelo, os atletas Lucas Nascimento e Evelin Levine também se prepararam durante o último semestre para o torneio, chegando até a realizar o cadastro na competição no valor de R$ 150, mas não conseguiram o financiamento para as passagens aéreas. As disputas no torneio internacional acontecerão entre os dias 9 e 10 deste mês. 

Veja também

Newsletter