Judô

Pernambucanos vão disputar o Campeonato Brasileiro de judô na categoria sub-13, em Curitiba-PR

Mateus Soares, 11, e José Alberto Guimarães, 12, buscam auxílio para participar da competição

Mateus (esquerda) e José (direita) são amigos e disputarão o Campeonato nacional de judô Mateus (esquerda) e José (direita) são amigos e disputarão o Campeonato nacional de judô  - Foto: Paullo Allmeida/ Folha de Pernambuco

Os judocas Mateus Soares, 11, e José Alberto Guimarães, 12, serão um dos representantes de Pernambuco no Campeonato Brasileiro de Judô sub-13. A etapa nacional acontece entre os dias 15 e 17 de outubro, em Curitiba-PR. Os atletas buscam auxílio e patrocínio para participar da competição. 

Além de Mateus e José, Pernambuco terá 14 atletas de diversas associações, clubes e academias viajando para o Campeonato Brasileiro. 

Mateus Soares tem alcançado bons resultados em 2022. Seus principais feitos foram os títulos da seletiva do Campeonato Brasileiro e da 1° Etapa do Campeonato Pernambucano, além do vice no Campeonato Brasileiro Regional. 

Mateus, 11, com as medalhas conquistadas em 2022. Foto: Paullo Allmeida/ Folha de Pernambuco 

Agora Mateus está se preparando para o principal desafio do ano, que é o Campeonato Brasileiro. Ele compete na categoria sub-13 até 47kg. O jovem judoca disse estar nervoso para a competição, mas se sente preparado e confiante. “A expectativa está boa, estou treinando firme e vou chegar lá e soltar meu judô”. 

José também é do sub-13, mas na categoria até 60kg. Terceiro lugar no Pernambucano e vice-campeão na seletiva, ele está tranquilo e pronto para disputar o Brasileiro. “Voltei a treinar neste ano e os resultados estão indo bem, vou tentar fazer meu melhor”.

José, 12, com suas medalhas conquistadas em 2022. Foto: Paullo Allmeida/ Folha de Pernambuco

Mateus e José não são colegas apenas nos tatames. Os dois compartilham uma amizade para além dos treinamentos e estão sempre juntos nas viagens, como no Regional do Campeonato Brasileiro disputado em Natal-RN, no mês de abril. “É muito ter alguém em quem se pode confiar e conversar. Um ajuda o outro numa relação de amizade,” afirmou José. 

Pela pouca idade dos meninos, as famílias estão sempre juntas e tentam dar o máximo de apoio. Segundo Marli Guimarães (mãe de José), a proximidade causada pela rotina de treinos e competições transforma o ciclo do judô numa só família. Ela apoia o filho e gostaria que José levasse o judô para a fase adulta, porque “é um esporte que modifica o ser humano.”

Um ponto que os responsáveis evitam é tirar o “ser criança” dos judocas. Gabriela Menezes (mãe de Mateus) diz que cobra o filho por já estar numa fase de esporte de alto rendimento, mas sempre priorizando sua felicidade. “Sempre perguntamos para ele: ‘É isso que você quer?’ ‘É isso que te deixa feliz?’ e ele diz que sim. A gente vê que ele gosta e faz com afinco. 

Sandro Ferraz no treino com Mateus e José. Foto: Paullo Allmeida/ Folha de Pernambuco 

Tanto Mateus como José são alunos da Associação Sandro Ferraz de Judô e treinam no espaço do Colégio Anchieta, em Boa Viagem. O mestre dos atletas sente orgulho dos resultados que os meninos estão conquistando e espera um bom desempenho no Brasileiro. Porém, Sandro enfatiza que o mais importante de tudo para seus alunos é entender a disciplina e o caráter. “O judô não forma só o campeão, ele tem que formar o cidadão para a vida.”

Todos os custos como transporte e material são pagos pelos pais de Mateus e José. Os dois atletas buscam patrocínio para continuar o desenvolvimento no judô. Quem estiver interessado em ajudar para a disputa do Campeonato Brasileiro, pode fazer através de uma vaquinha virtual. 

Chave pix José: 
[email protected]

Chave pix Mateus: 
[email protected]

Veja também

Taça dos Povos Indígenas terá sua primeira edição em 2024
FUTEBOL

Taça dos Povos Indígenas terá sua primeira edição em 2024

Leverkusen goleia Feyenoord fora de casa na 1ª rodada da Champions League
Liga dos Campeões

Leverkusen goleia Feyenoord fora de casa na 1ª rodada da Champions League

Newsletter