Corrida das Pontes

Pernambucanos vencem a 18ª edição da Corrida das Pontes do Recife

José Márcio Leão da Silva e Mirela Saturnino foram os vencedores

A Corrida das Pontes aconteceu no último A Corrida das Pontes aconteceu no último  - Foto: Divulgação

Com uma manhã ensolarada no último domingo (26), a dupla de pernambucanos, José Márcio Leão da Silva, da equipe APA de Petrolina e Mirela Saturnino, da Marinha do Brasil, venceram a prova geral dos 10km da 18ª Corrida das Pontes do Recife, que teve largada às 7h, no Forte do Brum, no Recife.

O atleta José Márcio fechou com tempo líquido de 30:22. Já Mirela, que acaba de ganhar a terceira colocação no Campeonato Pan-Americano de Maratona, na Venezuela, veio logo atrás, e registrou um tempo líquido de 35:44. Em seguida, no segundo e terceiro lugar masculino estavam Gleison da Silva Santos, com tempo de 30:35, e Jair José da Silva com tempo de 32:07. E no feminino, Anastácia Rocha Pereira, também da equipe APA de Petrolina, completou a prova com 37:54, e Joelma Pereira de Andrade, da equipe Super Treino, com 40:05.  

Pódio masculino. Foto: Divulgaçaõ

Em mais uma edição, cerca de 6 mil corredores lotaram as ruas e pontes da cidade e fizeram bonito na prova que é considerada a São Silvestre do Nordeste. O prefeito do Recife, João Campos e a pentatleta Yane Marques, participaram da corrida geral 10 km.

O percurso teve corrida e caminhada de 5,6 km e a corrida profissional de 10km. Além disso, a competição abriu novamente espaço para a corrida infantil com percurso de 1,6km contemplando e fazendo a festa crianças da rede pública municipal de ensino do Recife. Para essa categoria, as inscrições são limitadas e gratuitas e são realizadas pelos departamentos esportivos das escolas junto à Secretaria da Educação da Prefeitura do Recife (PCR). 

A Corrida das Pontes é realizada pela paulista JJS Eventos/ Instituto Amo Correr, Amo Brasil e conta com o apoio oficial da Federação Pernambucana de Atletismo (Fepa). Nesta edição, a Corrida teve patrocínio máster da Taunsa Group e do Pão de Açúcar. Além disso, contou com o apoio da Montevergine, Boris Berenstein, Cerpe, Palmeiron e Recentro.

O idealizador da Corrida das Pontes é o pernambucano José João da Silva. Nascido na cidade de Bezerros, ele foi bicampeão da São Silvestre. A paixão pelas corridas foi o incentivo para criação da JJS Eventos, empresa responsável pela organização da Corrida das Pontes e que tem no currículo provas anuais espalhadas em várias cidades do País. Atualmente, a empresa que também tem como sócio o campeão mundial de basquete, Renato Elias, promove além da já tradicional Corrida das Pontes, a Corrida da Independência e a da Proclamação da República, ambas em São Paulo. 

“Graças ao charme do cenário, ilustrado pelas pontes e ruas históricas, a prova do Recife tem o diferencial poético do percurso”, diz, sempre emocionado quando fala da prova que idealizou para sua terra, seu estado natal. “Eu mesmo conheci o mundo correndo. Hoje vivo em São Paulo e desde que fundei a JJS Eventos tive certeza de que continuaria viajando pelo Brasil para promover novas corridas em lugares diferentes. No Recife, desde o princípio, sabia que o projeto tinha que passar pelas pontes, pela beleza e riqueza histórica deste cenário”, complementa José João.

A 18ª edição da prova foi alusiva às comemorações de aniversário de 486 anos do Recife. A Corrida das Pontes do Recife tem um percurso que contempla 7 pontes e vários pontos turísticos do Recife Antigo, são elas: Ponte do Limoeiro, Ponte Princesa Isabel, Ponte Buarque de Macedo, Ponte Maurício de Nassau, Ponte Duarte Coelho, Ponte Boa Vista e Ponte Giratória.

Veja também

Chegada de executivo inicia buscas do Náutico por novo técnico
Futebol

Chegada de executivo inicia buscas do Náutico por novo técnico

Marquinhos Xavier celebra 100 jogos no comando da seleção de futsal atrás do inédito mundial
Futsal

Marquinhos Xavier celebra 100 jogos no comando da seleção de futsal atrás do inédito mundial

Newsletter