Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Pernambuco atinge marco histórico na Copa Norte-Nordeste de Futmesa

Pela primeira vez na história, o estado colocou quatro jogadores nas oitavas de final da competição

Ansellmo (Aliancense), Fabiano Fidélis (San Martin), Juninho (Colombo) e Travassos (Santa Cruz)Ansellmo (Aliancense), Fabiano Fidélis (San Martin), Juninho (Colombo) e Travassos (Santa Cruz) - Foto: Divulgação

O cenário estadual de fut-mesa dá continuidade ao seu constante crescimento em escala nacional. Durante a última Copa Norte-Nordeste, na regra um toque, quatro botonistas pernambucanos alcançaram as oitavas de final da competição, fato inédito para o cenário local. Os jogadores que alcançaram o feito foram Ansellmo do Aliancense, Fabiano Fidélis do San Martin, Juninho do Colombo e Travassos do Santa Cruz

Pernambuco, a pouco menos de uma década, possuía poucos botonistas na categoria, com o campeonato local sendo resumido a, aproximadamente, 15 pessoas. Esse cenário mudou no ano de 2014, após a modalidade ser integrada às equipes do Santa Cruz e Sport, e posteriormente outros clubes. 

Os treinamentos dos atletas, por vezes, são realizados  em conjunto, através de parcerias com os clubes do estado, com o objetivo de fortalecer o cenário local . “Eu treino com Juninho (atleta do Colombo, de Limoeiro), a intenção, além de defender nossos clubes, é prioritariamente elevar o nível técnico de Pernambuco”, revelou Travassos, jogador do Santa Cruz.

Travassos foi eliminado por Anselmo, também pernambucano, com quem possui um histórico de confrontos em campeonatos estaduais e regionais. Desta vez o aliancense saiu por cima, por 5x4 nos pênaltis, e conquistou a classificação para as quartas de final.

O atleta tricolor foi campeão da Taça de Prata no ano passado, e recentemente levantou a Taça Benício Pereira. Atualmente está entre os nove melhores do Nordeste e os 18 melhores do Brasil. “Fiquei muito feliz de meus colegas estarem classificados e participar desse momento histórico. Fomos apelidados de ‘o Quarteto Fantástico”. 

“Na pandemia eu melhorei muito porque levei um campo para a minha casa, e comecei a treinar os principais fundamentos diariamente, como fundamentos, como travada, recuada, chutes e cortes de bola. Fui melhorando, conversando com pessoas de outros estados e assistindo jogos. Foram dois anos de um “intensivão” praticamente. 

Agora, os jogadores voltarão suas atenções para a disputa do Campeonato Pernambucano, que acontecerá no próximo final de semana (26-17), na sede do Santa Cruz. “Eu tenho tenho confiança que esse quarteto irá alavancar Pernambuco como um todo, servindo de exemplo”. 

 

Veja também

Newsletter