Pernambuco bate o próprio recorde e conquista 67 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros
No Rio de Janeiro, a delegação superou o quantitativo geral e de ouros conquistados em relação a 2021
Pernambuco brilhou nos Jogos Escolares Brasileiros 2022 (JEBs), realizado no Rio de Janeiro, e os atletas da categoria 12-14 anos voltaram para casa com um recorde de conquistas na bagagem. Ao todo, a delegação pernambucana arrematou 67 medalhas nas séries ouro, prata e bronze na competição, sendo 17 de ouro, 27 de prata e 23 de bronze. Os números demonstram também que o Estado mais que dobrou o total de medalhas conquistadas em relação à última edição dos jogos.
“Resultado histórico. Esse recorde de medalhas premia o profissionalismo e dedicação dos nossos atletas e dos seus técnicos. Por outro lado, é a consequência da prioridade e do investimento que a nossa gestão vem realizando no desporto educacional ao longo dos últimos anos. Momento de celebração para Pernambuco”, disse o secretário executivo de Esportes, Davi Oliveira.
Leia também
• CR7 diz que guarda cinzas do filho em casa e confirma que esteve perto de fechar com o City
• Associações LGBTQIA+ desaconselham seus torcedores a irem ao Catar
• Segundo adversário do Brasil na Copa, Suíça perde para Gana no último amistoso antes do Mundial
Os JEBs são uma série de competições realizadas no Rio de Janeiro, organizadas pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com o Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial de Esporte, e conta com o apoio da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ). Foram utilizados três polos para as disputas dos jogos: Parque Olímpico, Universidade das Forças Aéreas (Unifa) e o Parque Aquático Júlio Delamare.
Os destaques de Pernambuco nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) podem garantir vaga nos programas Bolsa Atleta PE e Bolsa Técnico PE em 2023, que preveem um percentual destinado aos alunos-atletas e treinadores que ficaram em evidência na competição escolar.
Confira abaixo todas as medalhas conquistadas pelo Estado. (12 - 14 anos)
- Karatê (1 ouro, 1 prata e 5 bronzes)
- Judô (1 ouro, 7 pratas e 1 bronze)
- Taekwondo (1 ouro e 1 prata)
- Xadrez (1 bronze)
- Ginástica Artística (3 pratas)
- Tênis de Mesa (1 bronze)
- Vôlei de Praia (1 ouro)
- Basquete (1 ouro e 1 prata)
- Natação (3 ouro, 5 prata e 5 de bronze)
- Atletismo (4 ouro, 2 prata e 3 bronze)
- Wrestling (3 de prata e 3 de bronze)
- Ginástica Rítmica (3 ouro, 2 prata e 1 bronze)
- Badminton (2 ouro, 1 prata e 2 bronze)
- Handebol (1 prata e 1 bronze)