Logo Folha de Pernambuco

Maratona

Pernambuco brilha na Maratona do Rio

Além de vencer a corrida, Justino da Silva, da equipe de Petrolina, estabeleceu o novo recorde da prova

Justino Pedro da Silva, da equipe de Petrolina, foi o primeiro colocado na Maratona do RioJustino Pedro da Silva, da equipe de Petrolina, foi o primeiro colocado na Maratona do Rio - Foto: Divulgação

Na prova que marcou o retorno das grandes corridas de rua do País, Pernambuco brilhou em terras fluminenses com direito a recorde. Justino Pedro da Silva, da equipe de Petrolina, foi o primeiro colocado na Maratona do Rio nesta segunda-feira (15). O atleta concluiu a prova em 2h13min31s, quebrando o recorde de André Luiz Ramos, que em 1998 fez 2h13min52s. Nesta edição, o segundo a cruzar a linha foi Edson Amaro Arruda dos Santos, da mesma equipe, pouco mais de três minutos depois. O terceiro lugar ficou com Samir Souza Nascimento, que defende a equipe de Taubaté.

Após a prova, Justino exaltou o resultado. Principalmente por conta das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19. “Foi um ano muito difícil. Não deixei de treinar em nenhum momento, pois sabíamos que em algum momento as competições iriam voltar. Estava confiante no resultado e deu certo. Agora já quero voltar ano que vem”, comemora Justino.

Entre as mulheres, a pernambucana Mirela Saturino de Andrade ficou com a primeira colocação. Ela terminou a prova em 2h44min51s.“Estou muito feliz por estar neste evento. Especialmente após tanto tempo em casa, a emoção que sinto não cabe no peito. Esta Maratona tem a vista mais linda do mundo e poder voltar a competir num visual deste é ainda mais gratificante”, comenta a atleta.

Maratona do RioEscreva a legenda aqui



O segundo lugar ficou com Rejane Ester Bispo da Silva, com a marca de 2h46min51s, enquanto Marina Gomes, também de Pernambuco, fez 3h04min01s. No feriado de Proclamação da República, além da prova de 42 km, aconteceram as corridas de 5 km e 10 km. 

Durante a prova, mesmo com a liberação para o não uso de máscaras em locais abertos e sem aglomeração, era possível observar algumas pessoas com a proteção facial. A Maratona do Rio de Janeiro acontece um dia depois da Meia Maratona. Na prova dos 21 km, Marcos Fernandes da Cruz e Simone Ponte Ferraz foram os campeões, com os tempos de 1h08min42s e 1h15min21s, respectivamente. 

Após dois anos de espera pelo evento, segundo a organização da Maratona, ao todo, foram 20.114 atletas inscritos para as quatro corridas, sendo 101 (0,5%) estrangeiros, 6.470 (32%) de fora do Estado do Rio de Janeiro e 13.543 (67%) fluminenses.

Veja também

Newsletter