Logo Folha de Pernambuco

Futsal

Pernambuco dá pontapé inicial no Brasileiro de Seleções Sub-17, no Recife

Atual campeã do certame nacional da categoria, Seleção Pernambucana estreou com empate na competição

Seleção pernambucana sub-17 de futsalSeleção pernambucana sub-17 de futsal - Foto: Cecília Prutchansky/FPFS

Sob o comando do experiente técnico Fabiano Souza, mais conhecido como Chokito, a Seleção Pernambucana de Futsal masculino Sub-17 estreou no VI Campeonato Brasileiro de Seleções da categoria/Divisão Especial 2022, que está sendo realizado no Centro Esportivo Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Na rodada de abertura, disputada na última terça-feira (13), Pernambuco empatou em 2x2 com a Seleção Alagoana, pelo Grupo A.

Nesta quarta-feira (14), os pernambucanos enfrentam a Seleção de São Paulo, às 18h15. A competição nacional de base segue em ação até o próximo domingo (18), quando acontece a grande final. 

O atual campeão do Brasileiro de Seleções Sub-17 é justamente Pernambuco, estado que mais sediou certames nacionais nos últimos seis anos. A última disputa do Brasileiro da categoria foi em 2017, na cidade de Uberlândia/MG. Para a disputa deste ano, em sua 6ª edição da história, PE conta com 29 pessoas na delegação, sendo 19 atletas e dez membros da comissão técnica. Pernambuco está no Grupo A, ao lado da Bahia, São Paulo e Alagoas. 

O campeonato nacional reúne 12 estados este ano: Pernambuco, Bahia, São Paulo, Alagoas, Pará, Mato Grosso, Sergipe, Rio Grande do Norte, Goiás, Ceará, Paraíba e Rio de Janeiro. Metade das federações participantes é da região Nordeste. A 1ª fase tem três grupos formados por quatro federações cada. As seleções jogam entre si dentro do próprio grupo na 1ª fase (ida - etapa classificatória), com as duas primeiras colocadas de cada chave e as 1º e 2º melhores índices técnicos avançando para as quartas de final (2ª fase - jogo único). As semifinais (3ª fase) e a final (4ª fase) também acontecem em partida única.  

Confira os grupos:

A: Pernambuco, Bahia, São Paulo e Alagoas;
B: Pará, Mato Grosso, Sergipe e Rio Grande do Norte;
C: Goiás, Ceará, Paraíba e Rio de Janeiro. 

Veja também

Newsletter