Copa do Mundo 2022

Pernambuco não possui representantes entre os 26 convocados da seleção brasileira para Copa do Mundo

Baianos Daniel Alves e Bremer são os únicos nordestinos na lista final de Tite

Ex-Santa Cruz, pernambucano Rivaldo passou duas vezes pela seleção brasileira e foi campeão do mundoEx-Santa Cruz, pernambucano Rivaldo passou duas vezes pela seleção brasileira e foi campeão do mundo - Foto: Reprodução/Instagram/Rivaldo

O técnico da seleção brasileira, Tite, convocou nesta segunda-feira (7) os 26 atletas que vão buscar o hexacampeonato na Copa do Mundo do Catar, e mais uma vez Pernambuco não terá um representante.

É a segunda copa seguida sem um representante do estado. O Mundial sediado na Rússia em 2018 foi o primeiro com a ausência após sete edições seguidas contando com ao menos um atleta de origem pernambucana, sendo eles Hernandes (2014), Josué (2010), Juninho Pernambucano (2006), Rivaldo (1998 e 2002) e Ricardo Rocha (1990 e 1994).

Antes disso, Manga (1966), Rildo (1966), Zequinha (1962), Vavá (1962 e 1958) e Ademir Menezes (1950) também vestiram a camisa verde e amarela em copas. Rivaldo, Ricardo Rocha e Zequinha chegaram, inclusive, a se consagrar campeões do mundo, enquanto Vavá carrega o título de único pernambucano bicampeão.

Todos estes, a propósito, jogavam por times do estado no momento de suas convocações.

O atual elenco da seleção brasileira conta com dois nomes nordestinos: os baianos Daniel Alves, de Juazeiro, e Bremer, de Itapitanga. Da região Norte, apenas o goleiro Weverton, da capital acreana de Rio Branco, entrou na lista.

O goleiro Alisson, de Novo Hamburgo (RS), o lateral Alex Telles, de Caxias do Sul (RS) e o atacante Raphinha, de Porto Alegre (RS) marcaram presença da região Sul, enquanto nenhum jogador do Centro-Oeste foi convocado.

A região Sudeste é berço de 20 entre os 26 nomes que vão ao Catar. Apenas o estado de São Paulo conta com 12 jogadores na lista final do técnico Tite. Cinco jogadores vieram do Rio de Janeiro, dois vieram de Minas Gerais, e apenas o atacante Richarlison nasceu no Espírito Santo.

Veja também

Toto Schillaci, artilheiro da Copa de 1990, morre aos 59 anos
FUTEBOL EUROPEU

Toto Schillaci, artilheiro da Copa de 1990, morre aos 59 anos

Em liberdade condicional, goleiro Bruno trabalha como entregador de móveis no litoral do Rio; vídeo
CASO GOLEIRO BRUNO

Em liberdade condicional, goleiro Bruno trabalha como entregador de móveis no litoral do Rio; vídeo

Newsletter