Jogos olímpicos

Petrovic volta ao comando da seleção brasileira de basquete antes da busca pela vaga olímpica

Croata terá Splitter, Helinho, Savignani e Demétrius como auxiliares; Pré-Olímpico acontece em julho

Petrovic, novo técnico da Seleção Brasileira de Basquete Petrovic, novo técnico da Seleção Brasileira de Basquete  - Foto: Paullo Allmeida

Aos 65 anos, Aleksandar Petrovic retorna ao comando técnico da seleção brasileira de basquete em busca da vaga olímpica em Paris 2024. Entre os dias dois a sete de julho, o técnico tem a missão de liderar o Brasil na disputa do Pré-Olímpico de Riga, na Letônia

Na sua primeira passagem, Petrovic classificou o Brasil para a Copa do Mundo de 2019, na China, e avançou até a final do Pré-Olímpico de Split, vencido pela Alemanha. Em 33 jogos neste período, foram 26 vitórias, um aproveitamento de 78%, vencendo jogos sobre Argentina, Montenegro, Croácia, Grécia, Nova Zelândia, Polônia, entre outros.

Durante o período em que foi treinador do Brasil, Petrovic lançou na seleção principal nomes como Yago, Gui Santos e Didi, todos hoje realidade no cenário internacional, de Euroliga, Eurocup e NBA. Também trabalhou com quase que a totalidade dos atletas convocados para a Seleção Brasileira nos últimos anos. 

Junto ao treinador, Tiago Splitter, também do Houston Rockets, da NBA, chega como auxiliar técnico, ao lado de Helinho Garcia (SESI Franca), Bruno Savignani (Bétis-ESP) e Demétrius Ferracciú (Paulistano).

O Brasil joga o Pré-Olímpico na Letônia entre os dias 2 a 7 de julho. Na primeira fase, enfrenta Camarões e Montenegro. Caso avance às semifinais, terá Letônia, Filipinas ou Geórgia pela frente. Apenas o campeão vai à Paris 2024.

Petrovic chega para substituir Gustavo Di Conti - que foi o escolhido para suceder o croata -, atual treinador do Flamengo e que há dois anos e meio estava no comando também da seleção. O carioca esteve no comando da seleção na disputa do Mundial de 2023, quando o Brasil terminou na 13ª posição. 

Veja também

Leverkusen goleia Feyenoord fora de casa na 1ª rodada da Champions League
Liga dos Campeões

Leverkusen goleia Feyenoord fora de casa na 1ª rodada da Champions League

Igor Cariús atinge a marca de 50 jogos pelo Sport e projeta novos objetivos
Sport

Igor Cariús atinge a marca de 50 jogos pelo Sport e projeta novos objetivos

Newsletter