Pior visitante da Série A, Sport pode ter Ilha como trunfo na luta contra a queda
Ao lado do Bahia, Rubro-negro conquistou apenas dez pontos longe de seus domínios. Em casa o aproveitamento é superior a 50%
Faltam seis rodadas para o término do Campeonato Brasileiro da Série A para o Sport. Serão três partidas dentro de casa e a outra metade longe do Recife. Com 35 pontos e buscando fincar sua permanência na elite, o Leão precisa manter ou melhorar seu aproveitamento jogando na Ilha do Retiro. Porém, o maior desafio será o desempenho fora. Enquanto atuando na capital pernambucana o time da Praça da Bandeira é o 11º melhor mandante da competição, quando atua de visitante o Rubro-negro tem os piores números - ao lado do Bahia.
Entre as equipes que brigam para não cair, o Leão é quem tem o melhor rendimento quando tem o fator casa ao seu favor. Até o momento, foram 25 pontos conquistados na Ilha, com oito vitórias, um empate e sete derrotas. Um aproveitamento de 52%. Desempenho que o faz ficar um ponto à frente do Fortaleza e três de Bahia e Vasco. O Tricolor da Boa Terra, porém, tem um jogo a menos em seus domínios. Mesmo sem o apoio da torcida, o Sport vai atrás de manter a regularidade para somar o máximo de pontos possíveis contra Flamengo, Bragantino e Atlético/MG, respectivamente, na capital pernambucana. Diante destes três rivais citados anteriormente, no primeiro turno, o Leão somou apenas um ponto.
Leia também
• Suspenso, Marcão desfalca Sport após nove jogos seguidos como titular
• Com 21% de chance de queda, Sport encara sequência que lhe deu apenas quatro pontos no 1º turno
• 'Sempre fomos competitivos', afirma Jair Ventura ao completar cinco meses de Sport
Isso explica o baixo aproveitamento como visitante na competição. De 48 pontos possíveis, em 16 compromissos, o Rubro-negro trouxe na bagagem apenas dez. Um aproveitamento de 20,8% que o coloca ao lado do Bahia, como piores visitantes da Série A. Dos que brigam diretamente com o Leão contra o descenso, o Fortaleza somou 11 e o Vasco 13.
O número de gols feitos pela equipe rubro-negra também preocupa. Foram apenas nove, enquanto a zaga foi vazada 24 vezes. Já são três meses e 22 dias sem triunfar longe do Recife. De lá para cá, nove jogos aconteceram e o Leão perdeu sete, além de empatar dois. Desempenho para deixar o sinal de alerta ligado contra o virtual rebaixado Botafogo, Internacional e Athletico nesta reta final de Brasileiro.