Logo Folha de Pernambuco

Crime

Polícia alemã prende jovem por saudação nazista a atletas israelenses em Munique

A saudação nazista ou o uso de sinais como a suástica são considerados crimes e podem ser punidos com multas ou penas de até três anos de prisão

Polícia alemã Polícia alemã  - Foto: Julian Stähle / dpa / AFP

A polícia de Munique anunciou, nesta quarta-feira (17), que prendeu um jovem de 19 anos por fazer a saudação nazista diante de uma delegação de atletas israelenses que participam do Campeonato Europeu de Atletismo. 

Os 16 atletas compareceram a um monumento erguido em memória das vítimas do atentado perpetrado em 1972 pela organização palestina "Setembro Negro" nos Jogos Olímpicos de Munique, que matou 11 membros da delegação israelense. 

O incidente, ocorrido em uma ponte que liga o estádio à antiga vila olímpica, agora habitada por indivíduos, foi observado pelos próprios agentes que acompanhavam os atletas até o monumento. 

"No estado atual da investigação, o grupo não percebeu" o gesto do jovem, empregado como segurança e com domicílio em Berlim, informou a polícia em comunicado.

O investigado foi imediatamente detido pelas forças de segurança, que o libertaram após apresentar queixa contra ele. 

Na Alemanha, a saudação nazista ou o uso de sinais como a suástica são considerados crimes e podem ser punidos com multas ou penas de até três anos de prisão.

O incidente ocorre no momento em que a Alemanha se prepara para relembrar, em clima tenso, o 50º aniversário do atentado ocorrido em 5 de setembro.

Veja também

Botafogo vence Palmeiras, em São Paulo, e recupera liderança do Brasileirão
Campeonato Brasileiro

Botafogo vence Palmeiras, em São Paulo, e recupera liderança do Brasileirão

ASEC Caruaru derrota Náutico/Tamandaré, fora de casa, e avança à semifinal do Pernambucano de Futsal
Futsal

ASEC Caruaru derrota Náutico/Tamandaré, fora de casa, e avança à semifinal do Pernambucano de Futsal

Newsletter