Videogame

Popular jogo 'Fifa' muda de nome e se abre para equipes mistas

Por conta da popularidade do jogo, a EA, empresa desenvolvedora, elevou suas exigências financeiras ante a FIFA. Em maio, ambos os parceiros anunciaram o fim da colaboração

Imagem de divulgação do EA SPORTS FC 24Imagem de divulgação do EA SPORTS FC 24 - Foto: Divulgação/Twitter

O famoso jogo de videogame "Fifa" vai mudar de nome em sua edição de 2024 e passará a se chamar "EA Sports FC", abrindo, assim, uma nova etapa, com mais espaço para o futebol feminino.

Entre as novidades mais comentadas nas redes sociais, está a possibilidade de criação de equipes mistas, com jogadores e jogadoras em um mesmo campo de jogo virtual, na modalidade "Ultimate Team".

O vice-presidente da marca EA Sports FC, David Jackson, disse à AFP que "não se trata de uma questão de moralidade", mas sim de "uma representação fiel do mundo real do futebol", em que a categoria feminina está ganhando popularidade e adeptas.

A série "Fifa" foi lançada pela Electronic Arts em 1993 e, em pouco tempo, tornou-se líder indiscutível do setor, com cerca de 150 milhões de jogadores no ano passado, graças, em particular, às suas licenças.

Por conta dessa popularidade, a EA elevou suas exigências financeiras ante a Federação Internacional de Futebol (Fifa). Em maio, ambos os parceiros anunciaram o fim da colaboração.

Os responsáveis pela empresa americana decidiram abandonar esta associação e mudar o nome do jogo, que gerou, em quase 30 anos, mais de US$ 20 bilhões (R$ 100,2 bilhões na cotação do dia), segundo o jornal The New York Times.

"Quando nos chamávamos ‘Fifa’, não podíamos aproveitar o nosso potencial, devido aos limites que nos eram impostos pelos direitos" negociados com a Federação, explicou David Jackson.

A EA quer evoluir o jogo e transformá-lo em "uma plataforma de futebol global alimentada por videogames".

"Agora que somos proprietários do nome, tudo depende de nós", destaca o dirigente da empresa.

"A licença ‘Fifa’ não existe mais, e o jogo não incluirá a Copa do Mundo, mas, fora isso, as funcionalidades praticamente não mudaram, ou até melhoraram", disse à AFP Mat Piscatella, analista de videogames da Circana.

Este especialista espera que o "FC 24" esteja entre os dez videogames mais vendidos este ano nos Estados Unidos.

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter