Por alívio financeiro, Santa busca classificação na Copa do Brasil contra o Ypiranga/AP
Após uma série de indefinições jogo acontece nesta sexta (26) no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita (RJ)
O duelo entre Santa Cruz e Ypiranga/AP é um dos jogos-chave para o tricolor no primeiro semestre. Após uma série de indefinições em relação a datas, locais e horários, a partida, válida pela fase inicial da Copa do Brasil, será disputada nesta sexta-feira (26) às 15h30 no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita (RJ).
Inicialmente, o confronto aconteceria no estádio Zerão, em Macapá (AP), no dia 17 de março. No entanto, por causa de restrições impostas pelo governo local para conter o avanço da Covid-19, a CBF alterou o local da partida para Goiânia (GO). Os dois clubes foram à capital goiana, mas não jogaram por causa de um decreto local, expedido um dia antes do jogo. Com Goiânia fora do radar, a CBF chegou a negociar com outras capitais, como Brasília e Cuiabá, e tentou emplacar o jogo na mesma semana, o que não aconteceu. Por fim, a partida foi realocada para o estádio do América/RJ, em Mesquita, cidade da Baixada Fluminense.
Para o Santa, uma classificação à segunda fase pode trazer um alívio financeiro às contas do clube. Mais precisamente, a cobra coral receberá R$ 675 mil caso avance à próxima fase. Esse valor se somaria aos R$ 560 mil já recebidos pela participação na competição nacional. Para que isso aconteça, o Santa Cruz - melhor colocado no Ranking da CBF em relação ao Ypiranga - precisa vencer ou empatar o jogo, já que o regulamento do torneio prevê a vantagem do empate para a equipe visitante.
Desde 2017, quando a Copa do Brasil sofreu uma mudança em seu regulamento e passou a ter um jogo único na fase inicial - com a vantagem do empate para o visitante - o Santa disputou a primeira fase três vezes. Foram duas classificações (uma delas com um empate contra o Operário/MT) e uma eliminação, em 2018, contra o Fluminense/BA.
Leia também
• Santa anuncia contratação de Péricles, meia de 21 anos formado na Chapecoense
• Após boa atuação de Jordan, Brigatti vê disputa por vaga e delega escolha ao preparador de goleiros
• Brigatti elogia comportamento do Santa contra o Fortaleza e fala em “vitória da virada”
A cobra vem de uma vitória maiúscula sobre o Fortaleza no Castelão pela Copa do Nordeste. O bom resultado, conquistado após uma sequência negativa, dá indícios de que a equipe comandada por João Brigatti pode se acertar com uma sequência de treinos e jogos e injeta confiança no elenco. Depois do triunfo na última terça-feira (23), o técnico chegou a referir-se ao resultado como a “vitória da virada”.
No duelo desta sexta o Santa estará em outra posição em relação à partida anterior. Ao invés da estratégia reativa aplicada contra o Fortaleza, será preciso impor o jogo. Para isso, Brigatti precisará fazer ajustes no setor de criação, que se mostrou pouco eficiente no início da temporada. Além das peças utilizadas no último confronto, Brigatti poderá contar com o volante Elicarlos - que viajou ao Rio de Janeiro após ter concluído o isolamento social - e com o atacante Maxwell, que poderá fazer sua estreia com a camisa coral. Pipico e Chiquinho devem voltar à equipe titular.
A boa atuação do setor defensivo deu crédito ao zagueiro Júnior Sergipano, autor do gol da vitória na última terça. Seguro, Sergipano criou uma disputa de posição com Célio Santos, que havia sido poupado contra o Fortaleza. Danny Morais e Leonan continuam em recuperação e não foram ao Rio. Por opção técnica, o lateral-direito Augusto Potiguar não viajou com a equipe. No banco, o auxiliar de Brigatti, Bazílio Amaral, fica de fora pelo segundo jogo consecutivo após ter sido diagnosticado com Covid-19.
Já o Ypiranga/AP é um time recém-montado. Com pouco menos de duas semanas de treinos e nenhuma partida oficial disputada em 2021, o atual campeão amapaense conta com 18 atletas no elenco. Sobre o adversário, João Brigatti comentou que a comissão técnica coral trabalhou com “poucas informações”. “Sabemos que é uma equipe ágil, que corre bastante e deve trazer dificuldades para nós em campo”, afirmou.
O vencedor do confronto entre Ypiranga e Santa enfrenta o Cianorte/PR, que eliminou o Paraná na primeira fase.
FICHA TÉCNICA:
Ypiranga/AP:
Pezão; Daniel, Davi Boi, João Carlos e Batata; Nildon, Sandro, Denilson e Raí; Feijão (Tinho Jari) e Aldair (Tikel). Técnico: Vitor Jaime.
Santa Cruz:
Jordan; Ítalo Melo, William Alves, Célio Santos (Júnior Sergipano) e Alan Cardoso; Caetano, Elicarlos e Chiquinho; Madson, Pipico e Maxwell (Marcel). Técnico: João Brigatti.
Local: Estádio Giulite Coutinho (Mesquita/RJ);
Horário: 15h30 (Horário de Brasília);
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO);
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Tiago Gomes da Silva (GO)
Transmissão: SporTV