Sport

Por Copa do Brasil de 2024, Sport não descarta mudanças no planejamento do Pernambucano

Na última segunda-feira (26), CBF anunciou que vagas para o torneio serão preenchidas através dos estaduais

Yuri Romão, presidente do SportYuri Romão, presidente do Sport - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Na última segunda-feira (26), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que realizará mudanças no método de classificação para a Copa do Brasil de 2024. Antes utilizando o ranking nacional de clubes como critério, a entidade agora fortaleceu as federações. Com isso, 80 dos 92 participantes do certame serão conhecidos através dos campeonatos estaduais. A notícia pegou muitos clubes de surpresa, entre eles o Sport. O time pernambucano já estuda modificar o planejamento para o primeiro semestre.

Em rápido contato com a Folha de Pernambuco, o presidente rubro-negro, Yuri Romão, afirmou ter sido surpreendido com a mudança por parte da CBF. No entanto, achou "ótima" a novidade. Agora, se movimenta para detalhar quais passos tomar a respeito do Campeonato Pernambucano 2023. A princípio, a Copa do Nordeste seria a competição a ser priorizada pelas bandas da Ilha do Retiro.

"É algo muito novo. Assim como a maioria, recebemos a informação com surpresa. Sem dúvidas isso afetará o nosso planejamento para este início de temporada. Mas não é algo que se resolve do dia para a noite, requer tempo. Ainda vou sentar, conversar com o Jorge (Andrade) para ver o que será melhor fazermos", detalhou o mandatário leonino.

Atualmente, com direito a três vagas, Pernambuco é obrigado a destinar duas delas para o campeão e vice do Estadual que começa no próximo dia 07. A terceira vaga, no entanto, pode ser distribuída pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) como ela bem entender. Entretanto, na última segunda-feira (26), o presidente Evandro Carvalho informou à reportagem que esta se dará via ranking nacional, no intuito de evitar que algum clube do Trio de Ferro possa ficar fora do principal mata-mata do País. 

Em 2022, por exemplo, ao ser eliminado nas quartas de final do Pernambucano, o Sport só garantiu presença na Copa do Brasil de 2023 graças ao ranking de clubes da CBF. Além do Leão, participarão do torneio Náutico e Retrô, como campeão e vice Estadual deste ano, além do Santa Cruz, terceiro colocado na primeira fase do campeonato local, atrás, exatamente, do Timbu e da Fênix.  

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter