Logo Folha de Pernambuco

Projeto social

Por meio de doações de Imposto de Renda, projeto busca combater violência de gênero no esporte

Iniciativa "Futebol Delas", da ONG Visão Mundial, beneficia mais de 4 mil crianças e adolescentes em comunidades vulneráveis no Recife

Projeto Futebol Delas já beneficia mais de 4 mil crianças e adolescentes no RecifeProjeto Futebol Delas já beneficia mais de 4 mil crianças e adolescentes no Recife - Foto: Carlos Santos / Visão Mundial Brasil

Por mais de quatro décadas, a prática esportiva do futebol para mulheres foi proibida, intensificando a diferença de gênero e o preconceito. Pensando em lutar por mais inclusão e igualdade, a ONG Visão Mundial, organização fundada em 1950, presente em 100 países, desenvolveu o projeto Futebol Delas, com foco nas crianças e adolescentes no Recife, onde as pequenas podem usufruir do esporte em luta pelos seus direitos. Este ano, em busca de apoio adicional para a campanha, a organização está permitindo que todas as pessoas físicas do Brasil possam destinar parte do Imposto de Renda (IR) para apoiar diretamente o combate à violência de gênero através da iniciativa.

A expectativa é arrecadar R$1 milhão com o auxílio da sociedade por meio do Imposto de Renda. Os fundos serão totalmente destinados à iniciativa, fornecendo mais infraestrutura para o projeto, ampliando sua atuação em Recife e promovendo um ensino de qualidade para todos os envolvidos. O prazo para realizar a destinação é até 31 de maio, data final para entregar a Declaração de IR. Neste caso, é possível destinar até 3% do imposto devido.

O Projeto Futebol Delas, desenvolvido no ano passado, já beneficia mais de 4 mil pessoas, conteplando a Zona Norte do Recife nos bairros de Nova Descoberta, Guabiraba, Passarinho e Córrego do Jenipapo. Desde o início, diretamente 160 crianças e adolescentes praticaram o esporte na região. 

Para o coordenador de projetos da Visão Mundial, David Chagas, o projeto contribui para uma sociedade mais igualitária, onde todas as meninas podem alcançar seu potencial máximo

"Meninas no futebol e onde mais quiserem estar" – esse é o lema do nosso projeto, mais do que um simples slogan. Ao proporcionar um ambiente seguro para crianças e adolescentes no Recife, capacitando-as e fornecendo ferramentas para combater a violência de gênero e outras formas de violência, o Projeto Futebol Delas está contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, onde todas as meninas possam alcançar seu potencial máximo", destaca.

Para participar do projeto, as meninas precisam ter entre 10 e 16 anos e residir na área de atuação do projeto.

Sobre a Visão Mundial (World Vision)

A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária cristã dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade. Para mais informações acesse http://www.visaomundial.org.br/.

Veja também

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano
Futebol

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália
Tênis

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália

Newsletter