Logo Folha de Pernambuco

Série D

Por Série D 2024, Santa Cruz aciona STJD e pede suspensão do início do campeonato

Tricolor protocolou uma medida cautelar inominada, nesta quarta-feira (27), no intuito de tentar jogar a competição

Estádio do Arruda, no RecifeEstádio do Arruda, no Recife - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

O Santa Cruz segue brigando para jogar a Série D deste ano. Nesta quarta-feira (27), a diretoria coral protolocou uma medida cautelar inominada, com pedido de liminar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para participar da competição em 2024. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação tricolor.

O pedido do Santa é pela inabilitação do Democrata de Sete Lagoas, de Minas Gerais, para a disputa do certame. Na visão da cúpula de futebol tricolor, não há critérios técnicos que justifiquem o clube mineiro ficar com a vaga da Federação Mineira de Futebol, uma vez que o clube foi rebaixado no Estadual do ano passado. 

A solicitação para a inclusão do Santa no campeonato deste ano se baseia no artigo 103, § 4º do Regulamento Geral de Competições de 2023 da CBF. 

"Nas Competições realizadas e coordenadas pela CBF para as quais a classificação dos clubes decorra de colocação destes em competições estaduais organizadas pelas Federações filiadas, inclusive torneios seletivos, caso algum clube desista ou não confirme sua participação, CABERÁ À CBF A ATRIBUIÇÃO DA VAGA A UM NOVO CLUBE, VALENDO-SE DE CRITÉRIOS TÉCNICOS, ISONÔMICOS, EQUÂNIMES E QUE PRIVILEGIEM O FOMENTO DO FUTEBOL, PODENDO ADOTAR O RNC ATUALIZADO E ATRIBUIR A VAGA PARA CLUBE DE OUTRA FEDERAÇÃO”.

Ainda segundo o clube pernambucano, a medida cautelar foi protocolada pelos advogados Osvaldo Sestário Filho, Pâmella Saleão de Gouveas, Álvaro Maia Neto e João Otávio Rodrigues Ferreira. O intuito é que o início da Série D seja suspenso até a análise do pedido pelo Tribunal do Futebol.

Pedido na CBF

Na última segunda-feira, em coletiva concedida no Arruda, o presidente Bruno Rodrigues informou que a diretoria tinha feito um pedido judicial junto à CBF para que o Santa Cruz pudesse disputar a Quarta Divisão este ano. A solicitação foi feita na sexta-feira (22). A entidade que comanda o futebol, no entanto, negou a demanda coral. 

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Santa Cruz: um dos mais experientes do elenco, Lucas Siqueira elogia manutenção de base para 2025
Santa Cruz

Santa Cruz: um dos mais experientes do elenco, Lucas Siqueira elogia manutenção de base para 2025

Newsletter