Técnico de Portugal diz que Cristiano Ronaldo aguenta a intensidade física da Eurocopa
Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo jogou os 90 minutos da estreia contra a República Tcheca, mas passou em branco
O técnico de Portugal, Roberto Martinez, se apoiou nas estatísticas para defender a titularidade do atacante Cristiano Ronaldo no ataque da seleção portuguesa na Eurocopa, durante entrevista coletiva nesta sexta-feira.
"Posso te perguntar uma coisa? Você sabe quantos minutos Cristiano Ronaldo jogou na temporada passada?", rebateu o treinador para em seguida concluir sua linha de raciocínio.
A resposta foi 2.649 minutos pelo Campeonato da Arábia Saudita, a segunda maior minutagem a serviço do Al-Nassr. Ele ficou atrás somente do senegalês Sadio Mane. CR7 foi titular em 31 dos 34 jogos do time.
A criar memórias em família #PartilhaAPaixão | #EURO2024 pic.twitter.com/eIzimb94PR
— Portugal (@selecaoportugal) June 20, 2024
Aos 39 anos, o veterano jogador atuou os 90 minutos, mas passou em branco na estreia da equipe lusitana na vitória de 2 a 1 sobre a República Tcheca, na última terça-feira, em Leipzig, em duelo válido pela primeira rodada do Grupo F.
Portugal volta a campo neste sábado e enfrenta a Turquia, que também venceu o seu duelo de estreia (3 a 1 sobre a Geórgia).
Leia também
• Ucrânia vence Eslováquia de virada e segue viva na Eurocopa
• Espanha vence Itália e avança às oitavas da Eurocopa
• Portugal arranca virada no final diante da República Tcheca; confira os gols
Os jornalistas perguntaram ainda se a intensidade da Eurocopa não seria bem superior às partidas disputadas pelo astro português na Arábia Saudita. A resposta de Martínez foi em cima da trajetória de CR7 ao longo de sua carreira.
"Acho que quando você fala sobre intensidade, trata-se de experiência e de como você lida com grandes ocasiões. Não creio que haja outro jogador no futebol mundial que tenha disputado seis Campeonatos Europeus", respondeu o comandante.
Por fim, Martínez afirmou que a presença de Cristiano Ronaldo na seleção portuguesa se deve às atuações que fez pelo Al-Nassr e não por suas conquistas no passado.
"O que é importante entender é o que um jogador traz. Para nós, o Cristiano traz experiência, chances de gol, movimentação na área, oportunidade de abrir espaço. Se você quiser analisar as estatísticas dele em termos físicos, tudo que você precisa fazer é ver o que ele fez nos últimos 12 meses. Ele está na seleção porque merece", disse.
Com os números do mais badalado atleta português na cabeça, o treinador referendou a convocação detalhando a sua eficiência do craque na última temporada.
"Cristiano marcou 51 gols em 50 jogos (temporada passada). Todas as estatísticas físicas confirmam que ele pode jogar a cada quatro dias", concluiu.