Sport

Pré-candidatos acionam justiça para suspender adiamento das eleições

Eduardo Carvalho indica manobra da atual gestão rubro-negra para esticar prazo de inscrição da chapa

Eduardo Carvalho, do movimentoEduardo Carvalho, do movimento - Foto: Divulgação

Dois pré-candidatos à presidência do Sport para o biênio 2021/22, o advogado Eduardo Carvalho e o ex-diretor de futebol Nelo Campos, acionaram a justiça para as eleições da Ilha do Retiro não serem postergadas para o ano que vem. Os opositores da atual gestão visam contestar a decisão do Conselho Deliberativo do clube em reunião remota na última segunda-feira, quando o adiamento do pleito foi aprovado por ampla maioria de votos. 

“O motivo dessa ação é porque todos os outros meios que eu apresentei de forma conciliatória não foram assimilados. Por exemplo, existe a possibilidade de fazer eleição virtual. Eu propus ao Sport e aos demais candidatos, porque apesar dessa administração dizer que saneou as finanças, disse que não tinha 57 mil reais para pagar o aluguel do sistema de informática. Depois da reunião do conselho, questionei o valor que o Sport poderia pagar e, então, cada uma das pré-candidaturas arcasse uma parte para viabilizar a eleição virtual. E (o clube) não se posicionou”, explicou Eduardo Carvalho. Vale lembrar que Bivar desistiu da candidatura e pediu o afastamento da presidência depois de confirmar a presença na eleição. Com isso, Carlos Frederico, vice do Executivo rubro-negro, assumiu o clube temporariamente até o fim do biênio.

Nelo Campos publicou nota oficial em que afirma ser necessário agir contra a decisão do Conselho do clube. “Tal atitude (ingressar na justiça) se deu após uma análise cuidadosa feita pelo corpo jurídico da nossa chapa e com um único objetivo em mente: o bem do nosso clube. Nós, como rubro-negros que somos, jamais poderíamos ficar de braços cruzados diante do ato feito pelo Conselho Deliberativo em um dos dias mais tristes da história do Sport.

Para o advogado, o adiamento é uma manobra da gestão de Milton Bivar para encontrar um candidato da chapa da situação. “Eles não conseguiram viabilizar essa candidatura. O requerimento apresentado para o adiamento é feito numa sexta-feira e o Conselho marca uma reunião exatamente para a segunda (30). Eles aguardaram até o último dia pra ver se conseguiam uma candidatura que unisse um grupo que está à frente do Sport há sessenta anos”, apontou. 

Segundo Eduardo Carvalho, foi apresentada ao juiz uma liminar que pede a suspensão da decisão do adiamento e, com isso, as eleições ocorram ainda neste mês. “O que está provado é que eles estão tentando adiar as eleições porque não conseguiram uma candidatura. Então nós ingressamos com essa ação judicial, há um pedido liminar para que a decisão do Conselho seja suspensa e o presidente em exercício volta a comandar o processo eleitoral ainda neste ano”, apontou. 

Nelo e Eduardo Carvalho são contra o adiamento, enquanto os outros dois pré-candidatos, Delmiro Gouveia e Luiz Carlos Belém, se manifestaram a favor. Inicialmente, o pleito estava programado para ocorrer no dia 18 de dezembro, mas os conselheiros definiram que a votação será depois da rodada final do Brasileirão, em março. 

Leia a nota de Nelo Campos na íntegra

“É com muita tristeza, mas também carregando a responsabilidade de fazer valer os inúmeros pedidos vindo de torcedores e apoiadores da chapa ‘Sport na Raça’, que eu, Nelo Campos, anuncio que foi distribuída uma ação judicial contra o adiamento das eleições para a presidência do Sport Club do Recife no biênio 2021/2022.

Tal atitude se deu após uma análise cuidadosa feita pelo corpo jurídico da nossa chapa e com um único objetivo em mente: o bem do nosso clube. Nós, como rubro-negros que somos, jamais poderíamos ficar de braços cruzados diante do ato feito pelo Conselho Deliberativo em um dos dias mais tristes da história do Sport.

Respeitando a história do Leão da Ilha do Retiro e agindo com a garra que é característica da nossa torcida, deixo registrado aqui que a chapa ‘Sport na Raça jamais’ baixará a cabeça diante de atos que claramente prejudiquem o nosso clube”.

Veja também

Jaguar vence o Decisão e conquista título inédito do Pernambucano Série A2
futebol pernambucano

Jaguar vence o Decisão e conquista título inédito do Pernambucano Série A2

PSG apresenta novo recurso para não pagar valor milionário a Mbappé
Futebol Internacional

PSG apresenta novo recurso para não pagar valor milionário a Mbappé

Newsletter