Pré-Copa do Nordeste é adiada para janeiro de 2023; Santa Cruz segue sem calendário este ano
Informação foi confirmada pelo presidente da FPF, Evandro Carvalho. Copa do Mundo do Catar pode ter inviabilizado realização do torneio preliminar
O torcedor tricolor que estava ansioso para ver o seu time jogar ainda este ano vai precisar esperar mais um pouco. Isso porque o compromisso na pré-Copa do Nordeste, que estava previsto para ocorrer em outubro, foi adiado para janeiro de 2023, segundo confirmou o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho.
A oficialização da mudança de data ainda será feita pela diretoria de competições da CBF, mas Evandro informou que oito estados do Nordeste foram favoráveis ao adiamento da seletiva.
Vice-presidente da Liga do Nordeste, Constantino Júnior disse que essa definição parte da CBF, já que o Nordestão é uma competição da entidade. "Essa oficialização ainda não aconteceu, mas a tendência é que a diretoria de competições da CBF divulgue as novas datas do torneio em breve", disse.
Leia também
• Santa Cruz acerta empréstimo de três atletas para o América-PE
• Mesmo eliminado nas oitavas, Santa terminará com maior público da Série D 2022
• Reprovado por 97% dos votos do Conselho, balanço de 2021 do Santa tem passivo de R$ 222 mi
Constantino, que reforçou que esse adiamento não é uma prerrogativa da Liga, acredita que o fato de a Copa do Mundo do Catar ser realizada em novembro corroborou para esse adiamento.
"É um ano atípico e talvez os prazos ficassem apertados. Ainda que o regulamento da competição fosse divulgado essa semana, por exemplo, a CBF precisaria esperar 60 dias para iniciá-la, seguindo a determinação do Estatuto do Torcedor, ou seja, os jogos aconteceriam em novembro", explicou.
O vice-presidente da Liga do Nordeste acredita ainda que é também uma forma de os clubes que vão participar dessa etapa preliminar otimizarem o plantel, já que a maioria deles não está mais disputando a competição nacional — assim como o Santa Cruz, que fez seu último jogo na temporada em 14 de agosto, quando perdeu para o Tocantinópolis e foi desclassificado da Série D.
Clubes participantes
A etapa preliminar é eliminatória e tem duas fases. Os clubes estão divididos segundo os estaduais e o ranking da CBF. Na primeira fase, entram como mandantes Altos (PI), Floresta (CE), Globo (RN), Imperatriz (MA), Jacuipense (BA), Moto Club (MA), Salgueiro (PE) e Treze (PB), que começam como mandantes. Já 4 de Julho (PI), ASA (AL), Bahia de Feira (BA), Caucaia (CE), Cordino (MA), Falcon (SE), Parnahyba (PI) e Retrô (PE) entram como visitantes.
Na segunda fase eliminatória todos os clubes são mandantes. Disputam: América (RN), Botafogo (PB), Confiança (SE), CSA (AL), Ferroviário (CE), Juazeirense (BA), Santa Cruz (PE) e Vitória (BA).
Desses, apenas quatro ainda estão disputando alguma competição atualmente, é o caso de ASA, América/RN, CSA e Vitória.