Logo Folha de Pernambuco

Olimpíada

Pré-olímpico de boxe é cancelado, e Brasil terá vagas pelo ranking

A CBBoxe afirmou que não vai divulgar os brasileiros classificados até que a força-tarefa do COI

Beatriz Ferreira é uma das principais esperanças de medalhaBeatriz Ferreira é uma das principais esperanças de medalha - Foto: Jonne Roriz/COB

O COI (Comitê Olímpico Internacional) cancelou o Pré-olímpico das Américas de boxe, que aconteceria em em Buenos Aires, na Argentina, em maio. Antes, o Pré-olímpico mundial já havia sido cancelado.

Com isso, as vagas para a Olimpíada deste ano serão decididas via ranking mundial.

A CBBoxe (Confederação Brasileira de Boxe) afirmou que não vai divulgar os brasileiros classificados até que a força-tarefa do COI, que é quem gere o boxe mundial após a suspensão da Aiba (Associação Internacional de Boxe), confirme os nomes.

"Todas as 49 vagas do Pré-olímpico de boxe serão decididas pelo ranking, de acordo com o sistema de classificação para Tóquio", afirmou a força-tarefa em nota.

Pelo sistema de classificação oficial de Tóquio, caso o Pré-olímpico fosse cancelado, as vagas seriam decididas pela posição do ranking no dia 14 de junho. Como não haverá competições até lá, as pontuações não mudarão.

A página com as listas da força-tarefa, no entanto, estavam fora do ar até o início da tarde desta quinta (15).

Segundo o site Olimpíada Todo Dia, o Brasil terá representante em 7 das 13 categorias: Wanderson Oliveira (63 kg), Keno Machado (81 kg), Abner Teixeira (91 kg), Hebert Conceição (75 kg), Grazieli de Jesus (51 kg), Jucielen Romeu (57 kg) e Beatriz Ferreira (60 kg). A última, campeã mundial, é uma das principais esperanças de medalha da delegação brasileira.

A equipe nacional estava concentrada no Rio de Janeiro para treinamentos, mas uma reunião do COI com as confederações nacionais de boxe nesta quinta-feira (15) decidiu pelo cancelamento das disputas.

"Infelizmente, a situação atual da região não proporciona as garantias necessárias para esses princípios [de segurança sanitária] serem seguidos no evento em Buenos Aires", diz a nota da força-tarefa.

A Argentina vê a média móvel de óbitos crescendo e acima dos 200 por dia desde o último dia 10. No total, já foram registradas quase 60 mil mortes por coronavírus no país. A média móvel de novos casos, que era de cerca de 11 mil no início de abril, já passa de 22 mil neste momento.

Veja também

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano
Futebol

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália
Tênis

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália

Newsletter