Copa América

Prefeitura do Rio autoriza 10% de público no Maracanã na final da Copa América

O templo do futebol carioca poderá receber até 78 mil pessoas em cada setor do estádio

Brasíl irá enfrentar a Argentina na decisãoBrasíl irá enfrentar a Argentina na decisão - Foto: CARL DE SOUZA / AFP

A prefeitura do Rio de Janeiro, uma das cidades brasileiras mais afetadas pela pandemia, aprovou a entrada do público para a final da Copa América-2021 que será disputada sábado entre Argentina e Brasil no Maracanã, que poderá receber até 10% de sua capacidade máxima. 

A decisão foi tomada "que a entidade organizadora apresentou Protocolos de Operação e de Credenciamento, com a adoção de mecanismos para a saúde dos envolvidos, utilizando ferramentas adequadas para a prevenção ao contágio e propagação do covid-19", afirmou a autoridade no jornal oficial nesta sexta-feira. 

O templo do futebol carioca poderá receber até 10% de sua capacidade máxima, que é de 78 mil pessoas, "em cada setor do estádio", acrescenta o boletim oficial. 

Os espectadores terão que apresentar teste de antígenos ou PCR com resultado negativo para covid-19 feito até 48 horas antes da partida e devem cumprir as medidas de distanciamento dentro do local, conforme a publicação. 

A final, então, seria a primeira partida da Copa América-2021 a ser disputada com torcedores, embora até o momento a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), organizadora do evento, não tenha se pronunciado sobre como será a venda de ingressos ou a entrada do público.

O torneio começou no dia 13 de junho em Brasília, com a vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Venezuela, em meio a fortes críticas internas e externas por ter ocorrido no segundo país com mais mortes devido à pandemia (mais de 530 mil). 

A competição recebeu o apoio do presidente Jair Bolsonaro, um dos líderes mais questionados pela forma como conduziu a pandemia, a duas semanas do início após a retirada das sedes originais, Argentina e Colômbia. 

A Argentina abriu mão da organização devido ao agravamento da emergência sanitária e a Colômbia foi retirada devido aos fortes protestos antigovernamentais que deixaram dezenas de mortos.

Embora os eventos esportivos no Brasil sejam disputados sem público, no dia 30 de janeiro o Maracanã recebeu 5 mil pessoas para a final da Copa Libertadores-2020, em que o Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0. 

A cidade do Rio de Janeiro registra mais de 372.000 casos e mais de 29.000 mortes, entre os mais de 530.000 em todo o Brasil. A taxa de mortalidade no Rio é de 432 por 100.000 habitantes, quase o dobro das 252/100.000 do país como um todo. 

A Copa América-2021 acontece quase simultaneamente à Eurocopa, disputada em onze sedes com torcedores nas arquibancadas. 

A final da competição europeia de domingo entre Inglaterra e Itália terá 60 mil espectadores no Estádio de Wembley, que tem capacidade máxima de 90 mil. A decisão foi amplamente criticada devido ao aumento dramático no número de infecções pela variante Delta do coronavírus no Reino Unido.

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter