Logo Folha de Pernambuco

CAMPEONATO INGLÊS

Premier League não para no final do ano com o tradicional 'Boxing Day'

Jogar no dia seguinte ao Natal é uma tradição no Campeonato Inglês e para muitos é um símbolo de um calendário sobrecarregado

Torcedor do Chelsea usa gorro de Papai Noel personalizado indicando jogo na véspera de NatalTorcedor do Chelsea usa gorro de Papai Noel personalizado indicando jogo na véspera de Natal - Foto: Paul Ellis/AFP

A bola não para de rolar na Inglaterra durante as festas de final de ano e está especialmente presente a cada 26 de dezembro com o 'Boxing Day', que nesta terça-feira dará início à 19ª rodada da Premier League.

Jogar no dia seguinte ao Natal é uma tradição no Campeonato Inglês e para muitos é um símbolo de um calendário sobrecarregado.

"Vamos fazer nosso terceiro jogo em nove dias. Isso exige muito, tanto mental como fisicamente", disse o zagueiro holandês Virgil Van Dijk, do Liverpool.

Os 'Reds' visitam na terça-feira o Burnley (19º) em busca da liderança do campeonato. O time do técnico Jürgen Klopp está um ponto atrás do líder Arsenal, com quem empatou no último sábado em 1 a 1 pela 18ª rodada.

Também entra em campo no 'Boxing Day' o Aston Villa (3º), outro que briga na parte de cima da tabela, que vai a Old Trafford enfrentar o Manchester United (8º).

Já o Arsenal só joga na quinta-feira, em casa, contra o West Ham (6º).

58 jogos em 29 dias
Todos os times ingleses lidam com o grande volume de jogos como podem, entre rotação de elenco e gestão do aspecto psicológico.

Depois de perder por 2 a 0 para o West Ham no sábado, o técnico do Manchester United, Erik ten Hag, dividiu sua entrevista coletiva pós-jogo em duas partes: primeiro cinco minutos para comentar a derrota e depois outros dez para falar do jogo de terça contra o Aston Villa. Uma cena tão curiosa como surrealista, poucos instantes após o apito final.

O ritmo frenético de jogos faz com que o campeonato deixe tempo apenas para os treinamentos. Antes do duelo com o Arsenal, o Liverpool só pôde treinar 135 minutos, somando os dez dias anteriores.

Entre Premier League, Liga Europa e Copa da Liga Inglesa, o Liverpool fará oito jogos em dezembro, antes de começar 2024 já em 1º de janeiro contra o Newcastle pela 20ª rodada.

De 5 de dezembro até o duelo entre West Ham e Brighton em 2 de janeiro, terão sido disputados 58 jogos em 29 dias.

"Rostos felizes"
Depois disso, a Premier League irá parar por duas semanas, mas essa "trégua" será ocupada pela terceira rodada da Copa da Inglaterra e os jogos de ida semifinais da Copa da Liga, portanto não haverá um autêntico descanso.

A peculiaridade do calendário britânico de dezembro e janeiro, apesar das críticas, também tem fervorosos defensores.

"É o período mais especial do ano para mim. É um desafio físico e mental. Você nunca vê tantos rostos felizes em um estádio como neste momento, as pessoas estão sempre de bom humor", afirma o belga Vincent Kompany, ex-zagueiro do Manchester City e atual treinador do Burnley.

Jogos da 19ª rodada do Campeonato Inglês (horário de Brasília) e classificação:

- Terça-feira ('Boxing Day'):

(09h30) Newcastle - Nottingham

(12h00) Bournemouth - Fulham

Sheffield United - Luton Town

(14h30) Burnley - Liverpool

(17h00) Manchester United - Aston Villa

- Quarta-feira:

(16h30) Brentford - Wolverhampton

Chelsea - Crystal Palace

(17h15) Everton - Manchester City

- Quinta-feira:

(16h30) Brighton - Tottenham

(17h15) Arsenal - West Ham

Veja também

Newsletter