Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Prêmio Bola de Ouro não será concedido em 2020 devido ao coronavírus

Este é o primeiro ano desde 1956 que não haverá premiação do melhor do mundo pela revista France Football

Modric com a Bola de OuroModric com a Bola de Ouro - Foto: Franck Fife/AFP

A Bola de Ouro, o prêmio de maior prestígio do futebol em nível individual, não será concedido em 2020 porque a atual temporada foi amplamente afetada pela pandemia da Covid-19, anunciou nesta segunda-feira (20) a revista France Football, organizadora da premiação. 

"Pela primeira vez desde 1956, a Bola de Ouro fará uma pausa. Não haverá edição em 2020, pois nem todas as condições são cumpridas. Acreditamos que um ano tão singular não pode - e não deve - ser tratado como um ano normal", indica um comunicado do editor-chefe da revista, Pascal Ferré. 

O argentino Lionel Messi e a americana Megan Rapinoe, premiados em 2019, não terão sucessores este ano.  Os troféus Kopa, para o melhor jogador sub-21 (com menos de 21 anos, concedido em 2019 ao holandês Matthijs de Ligt), e Yashin, que premia o melhor goleiro (conquistado em 2019 pelo brasileiro Alisson Becker), também não serão atribuídos. 

A France Football justificou essa decisão pelo fato de que "todos os candidatos ao prêmio não estão na mesma situação". A pandemia do coronavírus levou à interrupção de todos os principais campeonatos de futebol entre março e maio e também levou ao adiamento da Euro-2020. 

Algumas ligas foram retomadas sem a presença de público, como da Alemanha, Espanha, Inglaterra ou Itália, enquanto a francesa foi definitivamente interrompida. A revista anunciou que  escolherá onze jogadores para formar a melhor equipe de todos os tempos, pelos quais o júri regular do Bola de Ouro votará.

Veja também

Sport explica escolha por César Lucena para dirigir time no início do Pernambucano
Sport

Sport explica escolha por César Lucena para dirigir time no início do Pernambucano

Mayra Aguiar anuncia aposentadoria do judô aos 33 anos
Esportes Olímpicos

Mayra Aguiar anuncia aposentadoria do judô aos 33 anos

Newsletter