Preparador analisa cuidados com atletas em retorno aos jogos
Walter Grassmann apontou que Timbu está atento ao descanso e alimentação para que os jogadores voltem nas melhores condições físicas
Com exceção de casos em que há uma lesão séria, um jogador de futebol não está acostumado a ficar quatro meses sem jogar uma partida. A experiência forçada, provocada pela pausa nos torneios por conta da pandemia do novo coronavírus, fez a preparação dos clubes redobrar o cuidado com os profissionais na véspera da retomada dos confrontos. No caso do Timbu, o preparador do clube, Walter Grassman, destacou como será o trabalho para colocar os alvirrubros nas melhores condições possíveis para a volta dos jogos, que será iniciada no fim de semana, contra o Salgueiro, no Cornélio de Barros, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano.
“Estávamos atrás de uma data e agora temos. Formatamos um cardápio que vai atender nossa necessidade no hotel. A cada treino, nós teremos preocupação da suplementação dos atletas para colocá-los em campo nas melhores condições musculares e orgânicas. Estamos recuperando uma rotina de jogos, mas eles estão adaptados. Outro aspecto importante é o sono dos atletas, a recuperação após os jogos. Entendemos que, durante a Copa do Nordeste, Campeonato Pernambucano e Brasileiro, nós teremos uma redução do tempo de um jogo para outro. Precisamos adaptar nossa suplementação, com orientação do departamento fisiológico para acelerar a recuperação deles”, afirmou.
Leia também
• Erick renova com o Náutico até junho de 2021
• Náutico espera definir situação de Erick até segunda
• Náutico suspende leilão da sede dos Aflitos
Grassman também ressaltou o pouco tempo de descanso que os jogadores terão do jogo contra o Salgueiro, no dia 19 de julho, e contra o Bahia, no dia 22, em Pituaçu, pela Copa do Nordeste. “Estamos nos preparando para duas decisões. Antes de pensarmos nos jogos seguidos, nós precisamos vencer Salgueiro e Bahia. Temos uma prévia das viagens que encontraremos no Brasileiro. Será uma partida pelo Pernambucano e depois um contra o Bahia, com distância amplas. Faremos a viagem via terrestre. Vamos acelerar o processo de recuperação dos atletas. Por conta da parada prolongada de quase quatro meses, eles passarão por um período de adaptação. Vamos controlar o peso, o sono, a alimentação, dosando bem o desgaste da viagem. Queremos minimizar os nossos danos”, detalhou.
Quarto colocado do Campeonato Pernambucano, o Náutico ainda não está classificado antecipadamente ao mata-mata do torneio. Para depender apenas de si, o Timbu precisa vencer o Salgueiro. Em caso de empate ou derrota, deve torcer para tropeço de um desses times: Sport, Afogados ou Central.
Na Copa do Nordeste, uma vitória garante o Náutico (3º do Grupo B) nas quartas de final. Em caso de empate, o Timbu terá de torcer para Ceará ou Santa Cruz não vencerem seus respectivos jogos. O Vozão, quarto do B, com 11, pega o CRB, no Rei Pelé. A Cobra Coral enfrenta o River, no Albertão. Pernambucanos e cearenses jogam fora de casa. Se perder para o Bahia, os alvirrubros só passarão se pelo menos um dos concorrentes perderem.