Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Preparador do Náutico explica planejamento físico na pré-temporada

Timbu usará os primeiros jogos do Campeonato Pernambucano para dar ritmo aos atletas; calendário alvirrubro terá menos jogos do que em 2020

Náutico iniciou a pré-temporada para 2021Náutico iniciou a pré-temporada para 2021 - Foto: Caio Marques/Náutico/Divulgação

Início de pré-temporada é o momento em que, além dos jogadores, dirigentes e técnicos, outra figura no clube ganha destaque: a dos preparadores físicos. O trabalho para recuperar o ritmo dos atletas pós-férias é intenso e, neste ano, teve um diferencial. Por conta da pandemia da Covid-19, os campeonatos que terminariam em 2020 entraram nos primeiros meses de 2021. O que levou os atletas a terem pouco tempo de descanso de uma época para outra. 

"Nossa ideia é dar sequência ao trabalho desenvolvido, fazendo com que os atletas já entrem no período de pré-temporada. A pandemia foi um período único e precisamos ter respeito e cuidado com os cuidados que já tiveram a Covid-19. Temos um departamento de fisiologia atuante que nos prescreve treinos. Como temos somente duas competições  ano, queremos fazer com que o Pernambucano sirva de base boa para a Série B, buscando o título do Estadual e o acesso à Série A", afirmou o preparador do Náutico, Robson Gomes.

Para 2021, o Náutico manteve boa parte do grupo da temporada anterior. Um trunfo, na visão do preparador. “O que nos ajuda muito é conhecer o atual elenco do Náutico. Tivemos dois meses e meio trabalhando com eles e isso nos deu conhecimento individualizado de cada atleta. Se você souber o perfil de cada jogador, você sai na frente perante detalhes importantes como carga de trabalho e aumento de performance. Estamos aproveitando o momento para fazer uma readaptação física, fazendo uma pré-temporada de maneira consciente”, frisou.

Segundo Robson, os primeiros jogos do Campeonato Pernambucano servirão para dar ritmo aos atletas, fazendo com que o time retorne ao nível padrão de rendimento físico na reta final do Estadual e início da Série B. “A queda de performance física nos 10 dias de férias foi programada para que eles sofressem uma nova carga de trabalho. Eles não zeraram, mas tiveram uma queda. Vamos fazer uma readaptação física no começo e depois, na semana que vem, fazer a pré-temporada. Esse período se estende de 15 a 20 dias, pegando os primeiros jogos do Pernambucano”, explicou.

 

Veja também

Newsletter