Logo Folha de Pernambuco

Santa Cruz

Presidente coral aprova reinício da Copa do Nordeste em duas semanas

Segundo Constantino Júnior, retomada do Nordestão servirá para dar o pontapé inicial na volta do futebol no Nordeste

Constantino Júnior, presidente do Santa CruzConstantino Júnior, presidente do Santa Cruz - Foto: Santa Cruz/divulgação


Após dias de discussão entre a Liga do Nordeste e a CBF, a Copa do Nordeste está de volta, com data para ser reiniciada no dia 21 de julho, em Salvador, na Bahia, que receberá todos os jogos remanescentes até o dia 4 de agosto. Vice-presidente da Liga, quem aprovou a data de retorno do Regional foi o também mandatário do executivo do Santa Cruz, Constantino Júnior. Segundo o dirigente, o Nordestão servirá como o pontapé inicial para a volta gradativa do futebol na região. 

“Sim, tem uma autorização do estado de lá. É uma competição feita com alto grau de exigência no cumprimento de protocolos. O clube vem se preparando fisicamente para estar numa condição de poder disputar essa competição no dia 21. Vai ser importante para o futebol como um todo. A Liga e todos os clubes do Nordeste estão se preocupando em fazer um evento com muita segurança e, claro, já iniciar esse processo de retomada do futebol na nossa região”, comentou.
 

Antes da decisão, Recife, Fortaleza e Salvador estavam no páreo para sediar as etapas finais da competição. A capital baiana, no entanto, levou a melhor, pois recebeu autorização municipal para realizar a última rodada da fase classificatória e dos confrontos do mata-mata, como sede única e de portões fechados. Quatro estádios baianos devem ser utilizados na disputa: Barradão, Pituaçu, Praia do Forte e Arena Fonte Nova.

O presidente tricolor lamentou o fato de Recife não ter se antecipado para sediar a competição, destacando a estrutura da Capital pernambucana para receber os clubes da região. Mesmo assim, reafirmou os critérios para a escolha de Salvador como sede única do Nordestão. 

“Recife poderia ser escolhida, pelo fato da posição geográfica, estrategicamente está no cento do Nordeste, mais próximo com malha aérea maior, rede hoteleira maior que a de Salvador, com mais estádios, tem essa condição. Mas o que pesou não foi só o critério técnico, mas de autorização por parte das autoridades. Salvador conseguiu isso, infelizmente aqui não foi possível. Acho que Recife teria uma estrutura maior, mas nem por isso vai deixar de ser uma bela competição”, concluiu.

A Copa do Nordeste foi paralisada na última rodada da primeira fase, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Sete jogos acontecerão antes do mata-mata. São eles:

Sport x Confiança/SE; 
ABC/RN x CSA/AL;
CRB/AL x Ceará;
Bahia x Náutico;
Fortaleza x América/RN;
Botafogo/PB x Vitória;
River/PI x Santa Cruz. 

Freipaulistano/SE x Imperatriz/MA, ambos sem chances de classificação, decidiram não entrar em campo.

Veja também

Newsletter