Presidente da CAF diz que futebol africano pode ter finalista na Copa de 2026
A CAF terá nove ou dez representantes na próxima Copa do Mundo, ampliada para 48 participantes
O presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Patrice Motsepe, disse nesta quarta-feira que acredita que uma equipe do continente possa chegar à final da Copa do Mundo de 2026.
"O Marrocos abriu as portas ao chegar às semifinais neste mês e estou convencido de que uma nação africana vai mais longe na próxima Copa do Mundo", disse em entrevista coletiva em Joanesburgo.
"O principal objetivo da CAF é que uma nação africana ganhe o Mundial e esse objetivo está ao nosso alcance”, continuou Motsepe, referindo-se a "pelo menos dez" seleções do continente capazes de "competir ao mais alto nível e vencer".
A CAF terá nove ou dez representantes na próxima Copa do Mundo, ampliada para 48 participantes, que será organizada em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá. No Catar, a África teve cinco seleções.
Leia também
• "É uma derrota amarga, mas creio que merecida", diz técnico do Marrocos
• Croácia supera Marrocos e conquista terceiro lugar na Copa do Mundo do Catar
O Marrocos, melhor equipe africana, foi a sensação do Mundial ao chegar às semifinais depois de eliminar Bélgica (2x0) na fase de grupos, Espanha nas oitavas de final (3x0 nos pênaltis, após empate em 0x0) e Portugal nas quartas (1x0), até ser derrotado pela França (2x0).
Motsepe também elogiou as campanhas de Camarões e Tunísia, que na fase de grupos venceram Brasil (1 a 0) e França (1 a 0), respectivamente.