Presidente da FIFA visita México para revisar avanços nos preparativos para Copa de 2026
A Copa do Mundo de 2026 será sediada de forma conjunta por México, Canadá e Estados Unidos
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, se reuniu nesta quinta-feira (28) com o presidente do México, Andrés López Obrador, para conversar sobre os preparativos para a Copa do Mundo de 2026, que os mexicanos organizarão em conjunto com Estados Unidos e Canadá.
"O objetivo principal desta reunião tem a ver com o Mundial de 2026", disse Marcelo Ebrard, secretário de Relações Exteriores do México, após a reunião realizada no Palácio Nacional, na Cidade do México.
De acordo com Ebrard, López Obrador informou a Infantino que os trabalhos estão "bastante avançados" e que será iniciada "uma série de adequações nos estádios".
Na candidatura apresentada à Fifa para a organização da Copa do Mundo de 2026, o México tem três sedes preliminares: o estádio Azteca na capital, o estádio BBVA em Monterrey e o estádio Akron em Guadalajara.
Em seu perfil no Twitter, López Obrador publicou que "ajudará no tempo que nos resta para dar alegria ao povo e fomentar o esporte", já que não estará na presidência do México em 2026, pois seu mandato se encerra dois anos antes.
Leia também
• Condições de trabalho dos agentes de segurança da Copa do Mundo no Catar são questionadas
• Copa do Mundo do Catar: campeão ganhará cerca de R$ 195 milhões
• Saiba os horários dos jogos da Copa do Mundo do Catar, de 21 de novembro e 12 de dezembro
Em sua visita, Infantino entregou ao presidente mexicano uma camiseta azul da Fifa com o número 10 e o nome de López Obrador nas costas.
- Infantino no estádio Azteca -
Nesta visita, Gianni Infantino esteve acompanhado por Yon de Luisa, presidente da Federação Mexicana de Futebol, e pelo empresário Emilio Azcárraga Jean, proprietário do América do México.
Depois de se encontrar López Obrador, o presidente da Fifa foi ao estádio Azteca, na zona sul da Cidade do México.
"O México é um dos países mais importantes no mapa do futebol mundial, é um país com uma história e uma cultura de futebol incríveis", comentou Infantino no campo do emblemático estádio.
"Para mim, estar no México e poder trabalhar com este país é fantástico, e não somente para a próxima Copa, mas também por uma expansão do futebol na América do Norte com um impacto mundial".
Para sediar a Copa do Mundo de 2026, o estádio Azteca, inaugurado em 1966, passará por uma reforma.
Sobre o assunto, Infantino disse que o estádio "manteve sua alma, algo que outros estádios modernos, que são muito lindos, perderam. Agora o desafio é manter esta alma e modernizar o estádio, que é algo que esta sendo bem feito, segundo os planos que tenho visto. Temos que manter a magia deste estádio".