Presidente do Retrô parabeniza sertanejos e cita força de "intermediários" no Estadual
Petrolina e Salgueiro avançaram para as semifinais após eliminarem Santa Cruz e Náutico, respectivamente, nas quartas de final do Pernambucano
Apenas pela quinta vez na história, o Campeonato Pernambucano só tem um clube do Trio de Ferro da Capital entre os quatro melhores na colocação final. A ocasião mais recente tinha acontecido em 1930. Algo extremamente raro, alcançado por conta das classificações de Petrolina e Salgueiro para as semifinais, eliminando Santa Cruz e Náutico, respectivamente, nas quartas. Feito elogiado pelo presidente do Retrô, Laércio Guerra.
"Existe um componente importante nessa história: a vinda do Retrô à primeira divisão estadual. A gente conseguiu unir os clubes intermediários e fazer força para questionar coisas que não eram discutidas antes porque os maiores (Sport, Santa Cruz e Náutico) tinham mais poder nos congressos técnicos. Criamos um grupo chamado G7, que participa de reuniões em prol de desenvolver as equipes intermediárias e menores. Ficamos felizes com essas conquistas", afirmou.
Por ter terminado em segundo lugar na primeira fase, o Retrô já avançou diretamente para as semifinais, enfrentando o Salgueiro, sábado (8), na Arena de Pernambuco. O mandatário da Fênix analisou as principais semelhanças e diferenças dos dois clubes antes do embate que vale vaga na decisão.
“Tanto eu como o presidente do Salgueiro (José Guilherme) somos francos com os jogadores, cada um dentro do seus limites. Eles não têm um orçamento grande, mas cumprem com as obrigações, assim como nós. A maior diferença é que temos uma estrutura que dá chance de se preparar melhor em comparação com eles e qualquer clube de Pernambuco, até mesmo o Sport, porque temos alguns equipamentos que nos colocam em um patamar acima. Mas, em jogo decisivo, essas coisas não pesam tanto”, apontou, descartando favoritismo da Fênix na semifinal.
Leia também
• Presidente do Salgueiro ressalta entrega do elenco em classificação para as semifinais
• Disputa de pênaltis entre Náutico e Salgueiro foi a mais longa do Brasil, mas recorde é da Namíbia
• Sport x Petrolina: Leão inicia venda de ingressos para a semifinal do Pernambucano
“Se fosse campeonato de pontos corridos, teríamos uma vantagem. A primeira fase é um exemplo. O Sport ficou em primeiro e a gente em segundo. Mas quando tem mata-mata, é 50% para cada lado. Não vejo a gente como favorito, assim como também não veria o Sport caso passasse na final e encontrasse a gente”, completou.