Logo Folha de Pernambuco

Santa x Sport

Primeiro Clássico das Multidões da década será no domingo (14); veja os números da década passada

Entre 2011 e 2020, rivais se enfrentaram 36 vezes em quatro competições

Último gol da década em clássicos foi marcado por Pipico, do Santa, no estadual de 2020Último gol da década em clássicos foi marcado por Pipico, do Santa, no estadual de 2020 - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O Clássico das Multidões deste domingo (14) vai colocar frente a frente duas equipes que atravessam momentos ruins. A partida, que será disputada no Arruda e é válida pela terceira rodada do campeonato Pernambucano, marcará o primeiro confronto entre Santa Cruz e Sport na década. 

A última década foi marcada por um extremo equilíbrio nos confrontos entre Rubronegros e Tricolores: entre campeonatos estaduais, brasileiros, edições da Copa do Nordeste e até da Copa Sulamericana, os rivais se encontraram em 36 oportunidades. Nesse recorte, o Sport leva uma pequena vantagem em relação ao Santa. São 14 vitórias do Leão contra 12 da Cobra Coral. 10 partidas terminaram empatadas. 

Na década passada, o Sport marcou 43 gols sobre o Santa Cruz, uma média de 1,19 gols por jogo. Já a Cobra marcou 37 gols em 36 jogos, o que representa uma média de 1,06 gols por partida. 

No Arruda, palco do primeiro Clássico das Multidões da década - que acontece neste domingo (14) -, foram 17 jogos entre 2011 e 2020. Mesmo na casa do Santa, o retrospecto na década passada é favorável ao Sport: foram seis vitórias rubronegras, seis empates e cinco vitórias tricolores.  Já na Ilha do Retiro, foram 19 confrontos, com 8 vitórias do mandante, quatro empates e sete vitórias da equipe visitante. 

 



A década anterior também ficou marcada pelos duelos decisivos que tiveram os dois rivais como protagonistas. Santa e Sport decidiram o título pernambucano em quatro oportunidades (2011, 2012, 2013 e 2016). Nas finais, domínio absoluto do Tricolor do Arruda, que conquistou os quatro títulos sobre o rival. 

As duas equipes ainda se encontraram em outras decisões. Em 2014, o Sport levou a melhor sobre o Santa nas semifinais do estadual e da Copa do Nordeste. Um novo encontro na fase semifinal do torneio regional aconteceu em 2017, quando o Leão voltou a eliminar o rival. 

Em 2016, o Clássico das Multidões ganhou contornos internacionais quando Sport e Santa se cruzaram na segunda fase da Copa Sul-americana). Naquela ocasião, os tricolores conquistaram a classificação após um empate no primeiro jogo, no Arruda, e uma vitória no segundo, na Arena de Pernambuco. pelo placar de 1x0. No Brasileirão de 2016, quando o Santa ainda disputava a primeira divisão nacional, foram duas vitórias do Leão (0x1 no Arruda e 5x3 na Ilha).
 

Veja também

Newsletter