Logo Folha de Pernambuco

Pandemia

Procon autua Náutico por festa do título do Pernambucano com mais de 100 pessoas na sede do clube

De acordo com o Procon, não havia distanciamento social e muitos dos presentes não usavam máscara

Festa de título do Náutico no Estadual 2021 foi encerrada pelo ProconFesta de título do Náutico no Estadual 2021 foi encerrada pelo Procon - Foto: Divulgação/Procon-PE

O Clube Náutico Capibaribe foi autuado pelo Procon Pernambuco, na noite desse domingo (23), por uma aglomeração na comemoração do título do Campeonato Pernambucano.

De acordo com o órgão de fiscalização, agentes foram ao clube, localizado no bairro dos Aflitos, na Zona Norte do Recife, após o fim da partida e realizaram uma vistoria. 

No primeiro andar da sede do Náutico, mais de 100 pessoas participavam da festa da vitória, com comidas e bebidas, o que configura desrespeito ao decreto em vigor do Governo do Estado que proíbe eventos do tipo. 

De acordo com o Procon, não havia distanciamento social e muitas as pessoas presentes não usavam máscara. Imagens divulgadas pelo órgão mostram o momento do flagrante.

Em comunicado emitido na última quinta-feira (20), o Clube Náutico Capibaribe havia informado que a sua sede estaria fechada ao público das 20h do sábado (22) até as 6h desta segunda-feira (24).

Segundo o clube, estaria vedado "o acesso de qualquer pessoa às dependências do Eládio de Barros Carvalho". 

"Reforçamos ainda o pedido para que não haja qualquer recepção à delegação alvirrubra nas ruas que ficam nos arredores dos Aflitos. Entendemos que o momento é de apoio por parte da torcida mais fiel do Nordeste, mas também é hora de permanecermos em casa, tendo em vista o agravamento da pandemia da Covid-19, com quase 100% dos leitos de UTI ocupados em Pernambuco. Seu apoio é fundamental, mas, o mais importante neste momento, é ficar em casa", dizia o comunicado do clube.

O Náutico venceu o Sport, nos pênaltis, por 5x3 após um empate em 1x1 no tempo regulamentar. Com a vitória, o alvirrubro conquistou seu primeiro Estadual contra o rival rubro-negro desde 1968.

A reportagem entrou em contato com o Clube Náutico Capibaribe para pedir o posicionamento da instituição acerca da autuação do Procon e da festa.

Por meio de nota, o Náutico informou que a comemoração foi restrita a dirigentes, comissão técnica e atletas - todos credenciados e testados. O grupo, segundo  clube, se dirigiu à sala de troféus para guardar a taça e confraternizar com familiares.

Veja a nota do clube na íntegra:

O Clube Náutico Capibaribe vem a público esclarecer os fatos que cercaram a sede dos Aflitos após a conquista do título do Campeonato Pernambucano, neste domingo (23). Logo após o final do jogo, dirigentes, comissão técnica e atletas (todos credenciados e testados) se dirigiram até a sala de troféus, com o objetivo de guardar a taça e confraternizar com familiares.

Minutos depois, o Procon se fez presente no espaço, determinando o encerramento do encontro e foi prontamente atendido, com todos saindo de imediato. Ressaltamos que a confraternização foi restrita a este grupo, mesmo com a presença de torcedores na sede, algo que foi desautorizado pelo clube.

Para evitar a entrada das demais pessoas no espaço, o acesso foi bloqueado por seguranças particulares e pela Polícia Militar, corporação que teve apoio fundamental.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Mais fiscalização
Além do Náutico, equipes do Procon Pernambuco fiscalizaram 50 estabelecimentos no Recife e nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Bezerros e São Bento do Una, no Agreste do Estado no domingo. 

Duas churrascarias, uma barbearia e seis bares foram autuados - destes, três também foram interditados pelo órgão.

No bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, o Bar Esquina do Petisco Prime foi interditado pelos fiscais, que encontraram no estabelecimento a execução de música ao vivo, consumidores circulando sem máscara na ára externa, falta de distanciamento das mesas e funcionários atendendo sem máscara.

“A situação é de emergência e é preciso que todos estejam engajados. Caso contrário, a pandemia não cessará. As fiscalizações irão continuar a fim de coibir práticas que desculpam os protocolos sanitários”, alerta o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Também na Zona Sul, no bairro do Jordão, o Me Confessando Bar foi autuado e interditado pelo Procon e pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). 

Passava das 19h quando a fiscalização constatou o estabelecimento descumprindo o horário permitido pelo decreto do Governo do Estado - o decreto em vigor libera o funcionamento até 18h.

Já no Agreste do Estado, o Bar da Galinha, em Bezerros, foi interditado por causar aglomeração e por funcionamento fora do horário permitido. No local, consumidores e proprietário não faziam o uso correto da máscara. 

Em São Bento do Una, no Distrito de Pimentas, uma partida de futebol com mais de 50 pessoas foi encerrada.

Até o momento, 160 estabelecimentos foram fiscalizados no Agreste. As operações são divididas por três equipes, e contam com o apoio das gestões municipais, Corpo de Bombeiros, Apevisa e Polícia Militar.

Como denunciar
Para denunciar situações de irregularidade como essas, o Procon-PE disponbiliza os seguintes canais de atendimento:

Telefone: 0800.282.1512 - segunda a sexta, das 8h às 17h
WhatsApp: 81 3181-7000 - qualquer hora e todos os dias
Instagram: @proconpe

Veja também

Newsletter