Prodígio indiano de 17 anos faz história e será o adversário do atual campeão mundial de xadrez
O torneio para definir o novo campeão do mundo deve acontecer até o fim do ano, mas a data e o local ainda não foram definidos.
O enxadrista indiano Dommaraju Gukesh, de apenas 17 anos, venceu no domingo o Torneio de Candidatos em Toronto (Canadá) e será o adversário do atual campeão mundial, o chinês Ding Liren.
Gukesh se tornou o vencedor mais jovem do torneio de grande prestígio, que foi disputado pela primeira vez na América do Norte.
O prodígio indiano também será o candidato mais jovem da história na disputa do título mundial, nem um duelo programado para o fim do ano com Ding Liren.
Leia também
• Real Madrid vence Barça e fica ainda mais perto do título espanhol
• Flamengo e Palmeiras fazem jogo truncado e ficam no empate pela Série A do Brasileiro
• China classifica como "notícia falsa" os casos de doping entre vários nadadores
O adolescente indiano, que atualmente ocupa a 16ª colocação no ranking mundial, validou sua classificação graças aos empates com o americano Hikaru Nakamura e ao empate entre o russo Ian Nepomniachtchi e o americano Fabiano Caruana em outra partida.
Os quatro enxadristas aspiravam a posição de desafiante de Ding Liren e o resultado foi repleto de suspense, pois Caruana desperdiçou uma posição favorável para vencer seu adversário, o que lhe teria dado a oportunidade de um desempate contra Gukesh.
"Estou aliviado e feliz após esta partida maluca", disse Gukesh após seu triunfo histórico em Toronto no domingo.
"Eu estava com a mentalidade certa durante todo o evento. Do início ao fim, estava de bom humor, totalmente motivado e queria muito vencer o evento".
O torneio para definir o novo campeão do mundo deve acontecer até o fim do ano, mas a data e o local ainda não foram definidos.
Gukesh terá a oportunidade de se tornar o campeão mundial de xadrez mais jovem da história. "Não presto atenção em todos os recordes, mas é sempre bom falar deles", relativizou o jovem indiano.
O recorde de precocidade pertence ao lendário russo Garry Kasparov, que foi campeão pela primeira vez aos 22 anos.