Segurança

Projeto de Lei para identificação de torcedores nos estádios é aprovado no Recife

Em caso de descumprimento, clubes e entidades podem ser multadas

Ilha do Retiro tem recebido testes de reconhecimento facialIlha do Retiro tem recebido testes de reconhecimento facial - Foto: Igor Cysneiros/ SCR

Com o objetivo de combater a violência nos estádios da capital pernambucana, a Câmara Municipal do Recife aprovou, nesta segunda-feira (30), o Projeto de Lei de número 102/2023, que dispõe sobre a identificação dos torcedores nos estádios de futebol do município.

O Projeto de Lei é de autoria do vereador Rinaldo Júnior (PSB). A novidade aponta que os clubes e entidades que administram estádios localizados no Recife, com capacidade acima de 20 mil pessoas, promoverão a identificação dos torcedores e frequentadores nos termos da lei.

Assim, ainda durante a compra dos ingressos, os torcedores terão que apresentar um documento com foto e comprovante de residência. No dia do jogo, uma câmera instalada na catraca do estádio irá identificar o torcedor. 

"O nosso projeto de lei tem como objetivo garantir o cumprimento do art. 13 do Estatuto do Torcedor, Lei nº 10.671/2003, que diz que o torcedor tem direito à segurança nos locais onde são realizados os eventos esportivos antes, durante e após a realização das partidas” detalhou o vereador Rinaldo Júnior.

“Queremos garantir o que já está previsto na lei e ainda ampliar esta medida, fazendo com que os torcedores que vão aos estádios, sejam identificados na entrada, facilitando assim a verificação do mau torcedor por parte das polícias e do Poder Judiciário, caso seja necessário. Assim, com a presente lei, estamos propondo mais um mecanismo para garantir que os maus torcedores sejam identificados e punidos de acordo com a lei, em sintonia com o interesse público", completou.

Ainda de acordo com a iniciativa, não será permitida a comercialização de ingressos a pessoas que não apresentarem a documentação. Ainda como forma de segurança, os estádios terão câmeras de monitoramento nas catracas, além de equipamentos de reconhecimento facial, no intuito de relacionar o torcedor ao ingresso adquirido.

Além do monitoramento, os estádios de futebol deverão manter central técnica de informações, com infraestrutura suficiente para viabilizar o monitoramento por imagem do público presente e todos os funcionários dos clubes, das entidades mantenedoras e entidades gestoras, próprios ou terceirizados, que desempenhem alguma atividade nos estádios, deverão portar identificação que permita a visualização do seu nome, função e foto.

Em caso de descumprimento da PL, o clube ou entidade estará sujeito à multa de R$ 5 mil, para primeira infração, R$ 10 mil, para segunda, e cassação do alvará de funcionamento do estádio, caso haja uma terceira infração. 

Mostrando pouco conhecimento sobre o projeto, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, afirmou à reportagem que "o reconhecimento facial não é reconhecido como uma medida eficiente quanto a questão da segurança". Contudo, entende se tratar de "uma boa ferramenta para otimização da venda de ingressos e de acesso dos sócios". 

Ainda segundo o mandatário, "cabe aos clubes tratar desta matéria" do vereador Rinaldo Júnior. Evandro ainda lembrou do projeto Estádio Seguro, lançado em setembro deste ano, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério do Esporte e Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

A novidade busca integrar a base de dados da segurança pública com os sistemas de controle de acesso nos estádios, permitindo que seja identificada qualquer irregularidade associada ao CPF do indivíduo. Ainda sem previsão, o projeto será implementado em todo o País. 

Reconhecimento facial na Ilha

Nos dois últimos jogos em casa, contra Ponte Preta e Chapecoense, o Sport começou a testar o reconhecimento facial nas catracas do clube. Na Ilha do Retiro, no setor das sociais, 500 torcedores também passaram pelo sistema de biometria. 

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter