Logo Folha de Pernambuco

Inclusão

Projeto de vôlei para surdos inicia atividades no Compaz Ariano Suassuna, nesta quarta-feira (9)

Iniciativa terá duas turmas, às quartas e sábados, abertas para público de 12 a 20 anos; inscrições podem ser feitas na recepção do próprio Compaz

Compaz Escritor Ariano Suassuna, no bairro do CordeiroCompaz Escritor Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro - Foto: Andrea Rego Barros/Arquivo PCR

A fim de incentivar e promover o esporte de forma inclusiva, a Escola de Voleibol para Surdos chegou ao Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro. O programa tem apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Secretaria de Esportes. O projeto tem coordenação de Mario Xandó, medalhista olímpico em Los Angeles 1984. As aulas serão realizadas às quartas (10h às 15h) e sábados (15h às 18h), ministradas por profissionais capacitados na modalidade e com conhecimento em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. As inscrições podem ser efetuadas no próprio Compaz. 

Serão 40 vagas disponíveis, somando as duas turmas. Quem se interessar, deve ter entre 12 e 20 anos e se dirigir à recepção do Compaz Escritor Ariano Suassuna levando RG, CPF e comprovante de residência. Para menores de 18 anos, o responsável também precisa efetuar o registro. É preciso portar documento que ateste que a deficiência, como resultados de exame de audiometria, carteira de livre acesso a ônibus ou laudo médico com o CID.  

Vôlei de Surdos – O Geraldão já abriga o projeto “As Mãos Falam Pelo Jogo”, de vôlei de praia para surdos, com alunos divididos em duas turmas. A primeira com integrantes entre 12 e 15 anos; a segunda, com idade entre 16 e 20. As aulas são às terças e quintas, das 17h às 19h. Todas as atividades são realizadas por dois professores de Educação Física, num ambiente que garante a imersão dos participantes em sua própria cultura. Ou seja, com o conteúdo fomentado através de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A modalidade possui as mesmas regras do vôlei olímpico e seus praticantes devem apresentar um nível de surdez acima de 55db para ser qualificado para a disputa. Há torneios próprios, não se encaixando nem na modalidade olímpica e nem paralímpica. 

Veja também

Aberto Recife de Tênis 2024 premia os melhores atletas em torneio na praia de Boa Viagem
Tênis

Aberto Recife de Tênis 2024 premia os melhores atletas em torneio na praia de Boa Viagem

Náutico próximo de oficializar contratações de Geovane e Rayan
Futebol

Náutico próximo de oficializar contratações de Geovane e Rayan

Newsletter