Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Quase 50% dos gols do Sport da Série A foram marcados por atletas da base

Mikael é o artilheiro entre os prata da casa, com sete gols; Juba, Chico e Gustavo também balançaram as redes

Gustavo, meia do SportGustavo, meia do Sport - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Dono do pior ataque da Série A do Campeonato Brasileiro 2021, com apenas 23 gols em 37 jogos disputados, o Sport poderia ter um desempenho ainda inferior no quesito se não fosse o suporte dos atletas da base. Quase 50% das bolas na rede do Leão no torneio vieram de peças formadas no clube. O nome mais recente que entrou na lista foi o do lateral-esquerdo Luciano Juba, autor do gol que deu a vitória aos pernambucanos por 1x0, ante a Chapecoense, na Arena Condá.

Ao todo, os jogadores da base foram responsáveis por 11 gols na Série A. O artilheiro nesse recorte - e de forma geral do Sport - foi o centroavante Mikael, com sete. O atleta marcou contra Bahia, Grêmio, Juventude, Atlético/GO, América/MG e Ceará. Os demais nomes que balançaram as redes, além do atacante e de Juba, foram o zagueiro Chico e o meia Gustavo.

Chico anotou um dos tentos na vitória do Sport por 3x1 diante do Juventude, na Arena de Pernambuco. Gustavo, por outro lado, fez no empate em 1x1 com o Flamengo, também em São Lourenço da Mata, e na vitória por 2x1 perante o Grêmio, no Sul.

O técnico do Sport tem destacado nas entrevistas recentes que pretende dar mais oportunidades aos jogadores da base do Sport em 2022. Além dos atletas citados acima, o Leão já colocou em campo outros pratas da casa como Mailson, Ewerthon, Ronaldo Henrique, Pedro Victor, Victor Gabriel, Marcelo, Everton Felipe, Cristiano e Flávio Souza.

"Nós estamos analisando vários jogadores da base. Temos uma lista prévia de quem deve se apresentar para a pré-temporada. A ideia é seguir observando, dando continuidade ao que eles estão realizando nas respectivas categorias, trabalhando depois com a nossa metodologia. Temos a necessidade de ter pelo menos duas equipes para os dois campeonatos que vamos iniciar em janeiro (Campeonato Pernambucano e Copa do Nordeste)", afirmou.

 

Veja também

Newsletter