Quem é Rodrigo José Pereira de Lima, juiz pernambucano elogiado após apitar Flamengo x Palmeiras
Treinador português elogiou a atuação do profissional, que trabalhou no duelo vencido pelos cariocas por 3x0
Acostumado a reclamar da arbitragem, o técnico Abel Ferreira fez o contrário após a partida contra o Flamengo, na última quarta-feira, no Maracanã. Apesar de ter terminado a partida com um jogador a menos, o treinador português elogiou a atuação do pernambucano Rodrigo José Pereira de Lima, que apitou o jogo.
Leia também
• Brasileiro: Flamengo derrota Palmeiras; América-MG é o primeiro rebaixado
• Flamengo vence Palmeiras e ajuda Botafogo a permanecer na liderança do Brasileirão
"Gosto muito desse árbitro. Para mim, é o árbitro que tem melhor forma no futebol brasileiro, não tem medo de apitar, seja onde for, o que tiver que ser. Acho que quem manda, tem que olhar para os mais novos, para aqueles que tem coragem de sair daquele circuito que existe. Na minha opinião, é uma excelente arbitragem. Valorizar isso"disse o treinador em entrevista coletiva.
Árbitro desde 2021, Rodrigo José começou sua carreira no empate em 1 a 1 entre ABC e Ceará, pela Copa do Nordeste. No mesmo ano, alternou em jogos da Série C e B, mas não chegou a apitar uma partida da primeira divisão — ele foi o quarto árbitro em quatro jogos do Sport naquela edição da competição.
Aos 36 anos, Rodrigo José estreou na Série A do Campeonato Brasileiro no ano passado, no empate entre Flamengo e Juventude, no Alfredo Jaconi, pela 37ª rodada. Contudo, ele apitou alguns jogos importantes da segunda divisão neste ano, incluíndo o confronto entre Sport e Vasco, que terminou precocemente após invasão de campo da torcida rubro-negra.
Nesta temporada, Rodrigo começou a ter mais espaço na escala dos árbitros e passou a apitar mais jogos da primeira divisão nacional. Até aqui, são 22 partidas e ele já está escalado para comandar a partida entre Grêmio e Corinthians, na próxima rodada. O juiz pernambucano também foi responsável por conduzir partidas importantes da Copa do Brasil e Série B e C em 2023.
Rodrigo José Pereira de Lima apitou outros dois jogos do alviverde paulista nesta temporada. O primeiro foi o empate sem gols com o Internacional, no Beira-Rio, e o outro, a vitória do vice-líder da competição sobre o Bahia, no Allianz Parque.
Jogos do Brasileirão de 2023 em que o árbitro foi Rodrigo José
Flamengo 3 x 0 Coritiba
Internacional 1 X 0 Goiás
Vasco da Gama 0 X 1 Santos
Coritiba 1 X 2 Atlético Mineiro
Fluminense 2 X 1 Bragantino
Atlético Mineiro 0 X 1 Corinthians
Internacional 0 X 0 Palmeiras
Flamengo 1 X 1 América-MG
Fluminense 1 X 0 Santos
São Paulo 0 X 2 Atlético Mineiro
Grêmio 2 X 1 Fluminense
América-MG 2 X 1 São Paulo
Fortaleza 2 X 1 Corinthians
Atlético Mineiro 1 X 0 Cuiabá
Cuiabá 0 X 0 Cruzeiro
Goiás 2 x 0 São Paulo
Bahia 2 X 0 Fortaleza
Grêmio 3 X 2 Flamengo
Palmeiras 1 X 0 Bahia
Goiás 0 X 2 Bragantino
América-MG 1 X 1 Atlético Mineiro
Flamengo 3 X 0 Palmeiras