Logo Folha de Pernambuco

Campeonato Brasileiro

Querendo se afastar do Z4, Sport encara Athletico/PR em jogo chave, na Ilha

Equipe pernambucana não vence há cinco jogos e precisa do resultado positivo para não permitir aproximação de adversários

Zagueiro Iago Maidana retorna após cumprir suspensãoZagueiro Iago Maidana retorna após cumprir suspensão - Foto: Anderson Stevens/Sport Recife

Neste domingo (1º), o Sport recebe o Athletico/PR para fazer o duelo de rubro-negros da 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os dois times chegam ao encontro vivendo péssima fase dentro do certame nacional e, por isso, pressionados por um bom resultado.  

A partida acontece na Ilha do Retiro, a partir das 16h. Enquanto o Leão soma 21 pontos e se mantém fora da zona da degola, o Furacão conquistou apenas 16 e ocupa a 18ª colocação.

O Sport entra em campo com o peso de cinco compromissos sem saber o que é ganhar na Série A. São quatro derrotas, além de um empate na última rodada com o Atlético/MG, em Belo Horizonte. 

Diante do Athletico/PR, inicia uma sequência que pode ser essencial para as pretensões do clube no campeonato. Brigando para evitar qualquer contato com o Z4, encara Ceará, Vasco e Atlético/GO nas rodadas seguintes, equipes com o mesmo objetivo do Rubro-negro neste momento da competição. 

Para voltar a vencer, o técnico Jair Ventura contará com retornos para a partida ante o Furacão. Titulares com o treinador, o zagueiro Iago Maidana e o volante Marcão voltam a ficar à disposição depois de cumprirem suspensão automática.

Outro que reforça o elenco é o meia Bruninho. Ele não pôde ser relacionado contra o Galo por ter vínculo com o clube mineiro. Ante o Athletico, deve iniciar a partida no banco de reservas.

Com um pensamento diferente da proposta de jogo defensiva adotada na última rodada, o comandante leonino afirmou que o torcedor verá um Sport ofensivo em campo.

"Assim como respeitamos o Grêmio fora e vencemos, respeitamos o Palmeiras fora e conseguimos um empate, assim como outros times da parte superior ou inferior da tabela, a importância dada pelo time do Sport ao Athletico será a mesma. (Na quarta) fizeram um jogo equilibrado contra um dos maiores investimentos do País, e esperamos um duelo difícil. Mas, dentro da nossa casa, precisamos nos impor para buscar o caminho da vitória", falou Jair. 

Do lado paranaense, a pressão é ainda maior por um resultado positivo. Somando todas as competições, o Furacão não vence há nove jogos, sendo seis deles dentro do Campeonato Brasileiro. Somado a isso, o time tem números aquém de sua história nos pontos corridos.

A um jogo de terminar o turno, o time comandado por Paulo Autuori só marcou 13 gols, em 18 partidas. Uma média de 0,72 bolas nas redes por compromisso. O desempenho consegue ser pior do que o de 2011, ano em que foi rebaixado. Na ocasião, o Athletico marcou 19 vezes neste recorte de partidas.  

Ficha técnica

Sport
Luan Polli; Patric, Maidana, Adryelson e Luciano Juba; Marcão (Márcio Araújo), Ricardinho, Lucas Mugni e Thiago Neves; Marquinhos e Hernane. Técnico: Jair Ventura. 

Athletico/PR
Santos; Erick, Zé Ivaldo, Aguilar e Márcio Azevedo; Richard, Christian, Léo Cittadini e Nikão; Carlos Eduardo (Reinaldo) e Renato Kayser (Walter). Auxiliar técnico: Bernardo Franco. 

Estádio: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva e Leone Carvalho Rocha (ambos de GO)
Árbitro de vídeo: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Transmissão: Premiere e TV Globo

DAZN
O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma.

Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Veja também

Newsletter