Pernambucano Rafael Câmara, piloto da Ferrari e vencedor da FRECA 2024, é "promovido" à F3; entenda
Piloto foi quem mais obteve vitórias pela poderosa Ferrari Driver Academy em 2024
Rafael Câmara, piloto de 19 anos, foi campeão da FRECA 2024, pela Prema Racing, com seis vitórias e nove pódios - obtendo a somatória de 266 pontos ao final do torneio e se sagrando campeão, por antecedência, no final de setembro. Por excelência, agora Rafael vai à Fórmula 3, defendendo o time da Trident.
Natural do Recife e nascido no ano de 2005, Rafa conquistou a FRECA - Fórmula Regional European Championship by Alpine - deste ano, vencendo, ao menos, uma corrida nos circuitos de: Hockenheim, Alemanha; Spa, Bélgica; Zandvoort, Holanda; Paul Ricard, França; e Imola, Itália.
Além disso, foi ao pódio em Hungaroring, Hungria; e Barcelona, Espanha, onde, com a terceira colocação, alcançou a pontuação suficiente para decretar o título.
Leia também
• Equipe do Recife irá representar o Brasil no Mundial de Futins na Turquia; entenda o esporte
• Botafogo e Flamengo são os únicos times que cederam um setor inteiro para seleções; veja convocados
• Karatê Alto do Brasil conquista 18 medalhas no Campeonato Brasileiro da modalidade
Nem todo automobilista é selecionado para "escalar" de categoria, mas além da conquista recente, Rafa é visto com bons olhos pelo esporte, e chega a Fórmula 3 junto a outros 11 pilotos que disputaram a FRECA 2024. São eles: Tuukka Taponen, Martinius Stenshorne, Laurens van Hoepen, Gerrard Xie, Noah Stromsted, Brando Badoer, Tasanapol Inthraphuvasak, Loiu Sharp, Ugo Ugochukwu, Mari Boya e Charlie Wurz.
Fato curioso é que, na categoria adiante, Rafael vai para a equipe Trident, na qual o também brasileiro Gabriel Bortoleto foi campeão em 2023 da mesma F3, logo na sua estreia na categoria.
"Nós estamos animados em anunciar que Rafael se juntará à equipe para a temporada de 2025 da Fórmula 3. Seja bem-vindo ao time", diz o comunicado compartilhado nas redes sociais.
Tragetória
Rafa começou no automobilismo logo cedo, aos 9 anos, no kart. Aos 13, já era campeão brasileiro e chamou a atenção da Ferrari. Assim, a montadora italiana o chamou para um teste, o qual passou e entrou para a academia da montadora.
O início no sul europeu foi de gente grande, vencendo sua primeira corrida na F4 - disputando contra mais de 40 adversários. Rafa também foi vice-campeão da F4 nos Emirados Árabes Unidos, mesmo ficando de fora de três etapas por ter contraído Covid-19. Agora é o atual campeão da FRECA e chega com moral à F3.
Calendário
O calendário da Fórmula 3 para o ano de 2025 já foi divulgado e contará com abertura no circuito de Melbourne, na Austrália - a etapa inicial está programada para acontecer entre os dias 14 e 16 de março.
Logo em seguida, acontecem as corridas no Bahrein - 11 a 13 de abril; Ímola - 16 a 18 de maio; Mônaco - 22 a 25 do mesmo mês; Barcelona - 30 de maio a 1º de junho; Áustria - 27 a 29 de junho; Inglaterra - 4 a 6 de julho; Bélgica - 25 e 27 de julho; Hungria - 1º e 3 de agosto; e Itália - entre os dias 5 e 7 de setembro, encerrando a temporada 2025 em Monza.